Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/70473
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAlvanize Valente Fernandes Ferencpt_BR
dc.creatorLucíola Licínio de Castro Paixão Santospt_BR
dc.creatorTarcísia Carolina Roberto Silva Duartept_BR
dc.creatorRenata Veiga de Mirandapt_BR
dc.date.accessioned2024-07-12T20:05:54Z-
dc.date.available2024-07-12T20:05:54Z-
dc.date.issued2022-04-04-
dc.citation.volume32pt_BR
dc.citation.issue65pt_BR
dc.citation.spage1pt_BR
dc.citation.epage20pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.18675/1981-8106.v32.n.65.s15699pt_BR
dc.identifier.issn1981-8106pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/70473-
dc.description.abstractThis article aims to analyze the reasons underlying the choice of teaching qualification in two different moments, as well as the role of university professors in consolidating the choice for teaching. This study consists of an exploratory research conducted with undergraduate students in Biological Sciences from a public university. Data were collected by means of a questionnaire applied to 57 students, addressing their social and educational characteristics and the reasons for their professional choice, and by a semi-structured interview with eight of these students. The results indicate that 28 students stated not wanting to be a teacher at admission, decreasing to three at the time of the questionnaire application; 21 were still unsure about it. Seven of the eight interviewees defended the importance of the professor, their pedagogical practices, and the relationship with students in the consolidation of the choice during teaching qualification. Professors’ actions have a strong influence on students’ willfor teaching, even when the initial choice for the course was only a strategy for accessing higher education.pt_BR
dc.description.resumoEste artigo tem duplo propósito: analisar a razão da escolha pelo curso de licenciatura em dois momentos distintos e o papel que os professores formadores da licenciatura exercem na consolidação da escolha pela docência. Para o alcance desses objetivos foi realizada uma pesquisa exploratória com estudantes do curso de Ciências Biológicas de uma universidade pública, utilizando-se questionário e entrevista como instrumentos de coleta de dados. Cinquenta e sete estudantes responderam a um questionário sobre suas características sociais e escolares e sobre os motivos da escolha profissional, e 8 deles participaram de entrevistas semiestruturadas. Os dados evidenciaram uma alteração na quantidade de estudantes que afirmavam não desejar ser professor: ao ingressar no curso, 28, e no momento da realização do questionário apenas 3 afirmaram não terem o magistério como perspectiva profissional, enquanto 21 ainda estavam indecisos a esse respeito. A pesquisa mostrou que 7 dos 8 entrevistados defenderam a importância do papel do professor universitário, de suas práticas pedagógicas e da relação com os alunos na consolidação da escolha pela docência no decorrer do curso de licenciatura. A conclusão é que as ações dos professores exercem forte influência na consolidação de uma escolha pelo magistério, mesmo quando a escolha inicial foi apenas uma estratégia de acesso ao ensino superior.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLARpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofEducação: Teoria e Práticapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação inicialpt_BR
dc.subjectPapel do professor formadorpt_BR
dc.subjectConsolidação da escolha profissionalpt_BR
dc.subjectPedagogia universitáriapt_BR
dc.subject.otherPedagogiapt_BR
dc.subject.otherProfessores -- Formaçãopt_BR
dc.titleO papel do professor formador na consolidação da escolha profissional pela docência durante a formação inicialpt_BR
dc.title.alternativeThe role of professor/trainer in consolidating the professional choice for teaching during initial trainingpt_BR
dc.title.alternativeEl papel del profesorformador en la consolidación de la elección profesional para la docencia durante la formación inicialpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/15699pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-1271-1075pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-9816-2440pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-4971-6088pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-5792-4982pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Periódico



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.