Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/70503
Type: Artigo de Periódico
Title: Vivências de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita no município de Lagoa Santa - MG: do projeto à sala de aula
Other Titles: Teaching and learning experiences of reading and writingin the municipality of Lagoa Santa: from project to classroom
Authors: Daniela Freitas Brito Montuani
Victória Martins de Souza
Abstract: Este artigo tem como objetivo analisar as vivências de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita em uma turma de crianças pertencente à Rede Municipal de Ensino de Lagoa Santa (MG), rede que há cerca de 13 anos pauta suas ações nas diretrizes do projeto Alfaletrar. A pesquisa foi realizada durante três anos, com o acompanhamento de uma mesma turma desde o último ano da Educação Infantil até a conclusão do 2o ano do Ensino Fundamental. Os dados derivam da leitura e análise do projeto do município, dos planejamentos docentes, das atividades dos alunos e das avaliações diagnósticas, além da observação de aulas sistematicamente durante o período investigado. Utilizamos como principais referenciais teóricos os estudos de Soares (1998, 2003, 2004, 2016) e Morais (2012, 2018). Os resultados indicam um trabalho sistemático de alfabetização e letramento, que tem garantido a apropriação do sistema de escrita alfabética pelas crianças dessa rede pública de ensino, bem como a elaboração e a reelaboração de uma diversidade de estratégias didáticas pelos docentes com vistas a atender as concepções do projeto.
Abstract: This article aims to analyze the teaching and learning experiences of reading and writing in a class of children that belongs to the Municipal School System in the city of Lagoa Santa (MG) that for over 13 year has guided its actions in the guidelines of Alfaletrar Project. The research was conducted over three years with the accompaniment of the same class from the last year of Early Childhood Education to the end of 2nd year of Elementary School. The data are derived from the reading and analysis of the municipality’s project, from teacher planning, student activities and from diagnostic assessments, in addition to systematically observing classes during the period investigated. We used as main theoretical references the studies of Soares (1998, 2003, 2004 e 2016) e Morais (2012 e 2018). The results indicates a systematic work of literacy, which has ensured the appropriation of the alpha-betical writing system of children in this public school system, as well as the elaboration and re-elaboration of a diversity of didactic strategies by teachers in order to meet the conceptions of the project.
Subject: Alfabetização
Letramento
Práticas Pedagógicas
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.22456/2595-4377.119999
URI: http://hdl.handle.net/1843/70503
Issue Date: 31-Aug-2022
metadata.dc.url.externa: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/119999
metadata.dc.relation.ispartof: Cadernos do Aplicação
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Vivências de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita.pdf691 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.