Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/70505
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Lazer de crianças brasileiras: análise sobre o direito ao lazer
Título(s) alternativo(s): Leisure of brazilian children: analysis on the human right to leisure
Autor(es): Sheylazarth Presciliana Ribeiro
Luciano Silveira Coelho
Hélder Ferreira Isayama
Aládia Medina
Edmur Stoppa
Resumo: Neste artigo apresentamos análises do que crianças fazem como lazer, o que gostariam de fazer e não fazem como lazer, o que fazem como obrigação, bem como obstáculos para vivências do lazer. O estudo tem nível de confiança de 95%, com amostragem total de 2400 entrevistas, sendo 211 com crianças (7-10 anos) das cinco regiões brasileiras realizadas pela técnica de survey. No Brasil, o lazer se apresenta como direito social para as crianças, fortalecendo a perspectiva internacional dos Direitos Humanos. As crianças brasileiras como obrigação apresentam a escola como resposta mais frequente, seguida pelos afazeres domésticos. Quanto ao que fazem como lazer, os interesses físico-esportivos são atividades frequentes no fim de semana, e, durante a semana, apresentamos a necessidade de mais dados sobre infância e mídias de internet. Quanto às barreiras para viver o lazer, a falta de recurso financeiro e de tempo foram apontados como os grandes empecilhos.
Abstract: In this article, we analyses of what children do as leisure, what they would like to do but do not do as leisure, what they do as an obligation, as well as obstacles to leisure experiences. The study has a confidence level of 95%, with a total sampling of 2400 interviews, being 211 with children (7-10 years) of the five Brazilian regions, performed by the survey technique. In Brazil, leisure is a children’s social right, which fortifies the international perspective of human rights. Brazilian children point out the school as their major obligation, followed by household duties. As for what they do as leisure, the physical-sporting interests are frequent activities over the weekend. In the weekdays, we did not have sufficient data to analyses the relationship between childhood and internet media. As for the barriers to living leisure, the lack of financial resource and time were revealed as great obstacles.
Assunto: Lazer
Crianças
Direitos humanos
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: EEF - DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: 10.17564/2316-3801.2021v9n2p71-86
URI: http://hdl.handle.net/1843/70505
Data do documento: 2021
metadata.dc.url.externa: https://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/9458/4479
metadata.dc.relation.ispartof: Revista Interfaces Científicas - Humanas e Sociais
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LAZER DE CRIANÇAS BRASILEIRAS.pdf323.14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.