Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/70540
Type: Tese
Title: Representações sociais de professores sobre o ensino de ciências da natureza: um estudo com egressos da Licenciatura em Educação do Campo da UFVJM
Other Titles: Teachers' social representations of nature science teaching: a study with graduates of the Rural Education degree program of UFVJM
Authors: Leila de Cássia Faria Alves
First Advisor: Maria Isabel Antunes Rocha
First Referee: Filipe Santos Fernandes
Second Referee: Marcelo Loures dos Santos
Third Referee: Anielli Fabiula Gavioli Lemes
metadata.dc.contributor.referee4: Wagner Ahmad Auarek
Abstract: Esta pesquisa investigou as Representações Sociais sobre o ensino de Ciências da Natureza junto a professores egressos da Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Partindo da hipótese de que o professor formado a partir da matriz de referência da Educação do Campo tem os desafios de se constituir como um profissional que visa garantir o protagonismo dos sujeitos e dos contextos campesinos; de construir e garantir uma escola de direito que seja capaz de atender as demandas da comunidade onde ele atua e; de construir um projeto de escola vinculado a um projeto de campo e de sociedade numa perspectiva sustentável e emancipatória. O objetivo aqui foi analisar os desafios vivenciados pelos sujeitos de pesquisa, enquanto docentes na Educação Básica, mais precisamente na Escola Estadual Padre João Afonso, instituição situada na cidade de Itamarandiba, região do Alto Vale do Jequitinhonha. No que diz respeito ao ensino de Ciências da Natureza, os resultados apontam que os sujeitos pesquisados se preocupam constantemente em articular questões de ordem ético-política no tocante aos modos de produzir e reproduzir a vida no campo às suas práticas docentes. Assim, suas Representações Sociais sobre o ensino de Ciências da Natureza revelam desafios que podem ser identificados na necessidade de trazer os impasses que atravessam o modo de vida campesino para a prática em sala de aula, dentre os quais, destacam-se infraestrutura e falta de recursos básicos relativos ao modo como o direito à educação vem sendo atendido pela Secretaria de Educação de Minas Gerais. A oferta precária de transporte escolar, a ausência de materiais didáticos contextualizados à realidade camponesa e a inexistência de laboratórios adequados são os principais desafios identificados na narrativa dos professores. Quanto às possibilidades, as formas de pensar, sentir e agir alusivas aos processos de ensino construídos a partir do diálogo entre os conhecimentos populares e os conhecimentos científicos da área de Ciências da Natureza apontam o relevante papel intelectual e político desempenhado pelos sujeitos desta pesquisa no contexto das suas comunidades.
Abstract: This research investigated the social representations of teaching natural sciences alongside teachers who have graduated from the Bachelor's Degree in Rural Education at the Federal University of the Jequitinhonha and Mucuri Valleys. Based on the hypothesis that the teacher who graduates from the Field Education reference matrix faces the challenges of becoming a professional who aims to guarantee the protagonism of the subjects and the contexts of the countryside; of building and guaranteeing a school based on the law that is capable of meeting the demands of the community in which they work and; to build a school project associated to a project for the countryside and society from a sustainable and emancipatory perspective; our objective was to analyze the challenges experienced by the research subjects in teaching basic education, more precisely at the Padre João Afonso State School, an institution located in the city of Itamarandiba, in the Upper Jequitinhonha Valley region. Regarding the teaching of natural sciences, the results show that the subjects of this research are constantly concerned with articulating ethical-political issues relating to the ways of producing and reproducing life in the countryside to their teaching practices. Thus, their social representations of the teaching of natural sciences reveal challenges that can be identified in the need to bring the issues that permeate the rural way of life into classroom practice, including infrastructure and a lack of basic resources related to the way in which the right to education has been met by the Minas Gerais State Department of Education. The precarious offer of school transport, the lack of teaching materials contextualized to the peasant reality and the lack of adequate laboratories are the main challenges identified in the teachers' narratives. As for the possibilities, the ways of thinking, feeling and acting in relation to the teaching processes built on the dialog between popular knowledge and scientific knowledge in the area of Natural Sciences point to the relevant intellectual and political role played by the subjects of this research in the context of their communities.
Subject: Educação
Educação rural
Escolas rurais
Ciência - Estudo e ensino
Representações sociais
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/70540
Issue Date: 23-Feb-2024
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese.pdf2.03 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons