Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/70593
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAndrea Monteiro de Castrogracianopt_BR
dc.creatorNatalia Mendes Matos Cardosopt_BR
dc.creatorSuélen Alves Teixeirapt_BR
dc.creatorFlávio de Freitas Mattospt_BR
dc.creatorViviane Elisângela Gomespt_BR
dc.creatorAna Cristina Borges-oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2024-07-15T19:54:24Z-
dc.date.available2024-07-15T19:54:24Z-
dc.date.issued2018-
dc.citation.volume34pt_BR
dc.citation.issue5pt_BR
dc.citation.spagee28pt_BR
dc.citation.epagee35pt_BR
dc.identifier.doi10.1093/heapro/day061pt_BR
dc.identifier.issn09574824pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/70593-
dc.description.abstractOs programas de promoção da saúde escolar podem reduzir problemas de saúde comuns como obesidade, diabetes e complicações respiratórias. Este estudo qualitativo teve como objetivo investigar as percepções de um grupo de professores sobre questões relacionadas à promoção da saúde na escola. Os 15 professores amostrados foram de escolas primárias públicas de uma cidade do sudeste do Brasil. Foram realizadas entrevistas com professores e os dados foram analisados ​​por meio de conteúdo. Práticas docentes em relação à promoção da saúde pareciam estar voltados para seus alunos e seus hábitos diários e suas práticas. Professores descritos abordando a promoção da saúde através do conteúdo das aulas e sugeriu que a escola deveria procurar ajuda de outras instituições nas suas actividades de promoção da saúde, como actividades de prevenção, monitorização de melhorias na saúde dos alunos e professores. Os professores mencionaram uma forte relação entre o conhecimento e a busca pela boa saúde. A necessidade de identificar os principais determinantes do foi destacado o processo doença/saúde e a ligação entre estilo de vida, estatuto socioeconómico e foi descrito o processo doença/saúde. Foi demonstrada a consciência da influência tanto no ambiente como no entorno da escola. É importante que os professores tenham consciência do ambiente que os cerca, bem como a realidade da vida de todos os envolvidos com o escola.pt_BR
dc.description.resumoSchool health promotion programs can reduce common health problems like obesity, diabetes and respiratory complications. This qualitative study aimed to investigate the perceptions of a group of teachers regarding issues related to the promotion of health in school. The 15 teachers sampled were from public primary schools in a city in southeastern Brazil. Interviews with teachers were conducted and data was analyzed employing content. Teacher practices regarding the promotion of health appeared to be aimed at their students and their daily habits and their practices. Teachers described approaching health promotion through their lesson content and suggested that the school should seek help from other institutions in their health promotion activities like prevention activities, monitoring of improvements in student and teacher health. Teachers mentioned a strong relationship between knowledge and the pursuit of good health. The need to identify major determinants of the disease/health process was highlighted and the connection between lifestyle, socio-economic status and the disease/health process was described. Awareness of the influence concerning both the environment and the school surroundings was demonstrated. It is important that the teachers are aware of the environment that surrounds them as well as the reality of the lives of all those involved with the school.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageengpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAO - DEPARTAMENTO DE ODONTOLOGIA SOCIAL E PREVENTIVApt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofHealth Promotion Internationalpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHealth Promotionpt_BR
dc.subjectHealth Educationpt_BR
dc.subjectQualitative Researchpt_BR
dc.subject.otherPromoção da Saúdept_BR
dc.subject.otherEducação em Saúdept_BR
dc.subject.otherServiços de Saúde Escolarpt_BR
dc.titleHealth promotion in Brazil: qualitative survey with primary school teacherspt_BR
dc.title.alternativePromoção da saúde no Brasil: pesquisa qualitativa com professores do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://doi.org/10.1093/heapro/day061pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Health promotion in Brazil.pdfA.pdf170.8 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.