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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Health promotion in Brazil: qualitative survey with primary school teachers
Título(s) alternativo(s): Promoção da saúde no Brasil: pesquisa qualitativa com professores do ensino fundamental
Autor(es): Andrea Monteiro de Castrograciano
Natalia Mendes Matos Cardoso
Suélen Alves Teixeira
Flávio de Freitas Mattos
Viviane Elisângela Gomes
Ana Cristina Borges-oliveira
Resumen: School health promotion programs can reduce common health problems like obesity, diabetes and respiratory complications. This qualitative study aimed to investigate the perceptions of a group of teachers regarding issues related to the promotion of health in school. The 15 teachers sampled were from public primary schools in a city in southeastern Brazil. Interviews with teachers were conducted and data was analyzed employing content. Teacher practices regarding the promotion of health appeared to be aimed at their students and their daily habits and their practices. Teachers described approaching health promotion through their lesson content and suggested that the school should seek help from other institutions in their health promotion activities like prevention activities, monitoring of improvements in student and teacher health. Teachers mentioned a strong relationship between knowledge and the pursuit of good health. The need to identify major determinants of the disease/health process was highlighted and the connection between lifestyle, socio-economic status and the disease/health process was described. Awareness of the influence concerning both the environment and the school surroundings was demonstrated. It is important that the teachers are aware of the environment that surrounds them as well as the reality of the lives of all those involved with the school.
Abstract: Os programas de promoção da saúde escolar podem reduzir problemas de saúde comuns como obesidade, diabetes e complicações respiratórias. Este estudo qualitativo teve como objetivo investigar as percepções de um grupo de professores sobre questões relacionadas à promoção da saúde na escola. Os 15 professores amostrados foram de escolas primárias públicas de uma cidade do sudeste do Brasil. Foram realizadas entrevistas com professores e os dados foram analisados ​​por meio de conteúdo. Práticas docentes em relação à promoção da saúde pareciam estar voltados para seus alunos e seus hábitos diários e suas práticas. Professores descritos abordando a promoção da saúde através do conteúdo das aulas e sugeriu que a escola deveria procurar ajuda de outras instituições nas suas actividades de promoção da saúde, como actividades de prevenção, monitorização de melhorias na saúde dos alunos e professores. Os professores mencionaram uma forte relação entre o conhecimento e a busca pela boa saúde. A necessidade de identificar os principais determinantes do foi destacado o processo doença/saúde e a ligação entre estilo de vida, estatuto socioeconómico e foi descrito o processo doença/saúde. Foi demonstrada a consciência da influência tanto no ambiente como no entorno da escola. É importante que os professores tenham consciência do ambiente que os cerca, bem como a realidade da vida de todos os envolvidos com o escola.
Asunto: Promoção da Saúde
Educação em Saúde
Serviços de Saúde Escolar
Idioma: eng
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAO - DEPARTAMENTO DE ODONTOLOGIA SOCIAL E PREVENTIVA
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Identificador DOI: 10.1093/heapro/day061
URI: http://hdl.handle.net/1843/70593
Fecha del documento: 2018
metadata.dc.url.externa: https://doi.org/10.1093/heapro/day061
metadata.dc.relation.ispartof: Health Promotion International
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