Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/70619
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Desenvolvimento participativo de tecnologia educacional em busca da segurança do paciente na maternidade |
Título(s) alternativo(s): | Participatory development of educational technology in seeking patient safety in maternity hospitals |
Autor(es): | Manuela Estrela Baggio Anna Carolina Leite Costa Leyla Gabriela Verner Amaral Brandão Vivian Alves Andrade Fernanda Penido Matozinhos Allana Dos Reis Corrêa Bruna Figueiredo Manzo |
Resumo: | Objectives: to develop a booklet as an educational technology, together with health professionals, patients and companions, aiming at their involvement in patient safety in maternity hospitals. Methods: a qualitative convergent care study, carried out in three stages at a maternity hospital in Belo Horizonte. The booklet construction took place between February and April 2021, with 13 professionals, 06 companions and 11 patients. Results:data content analysis was performed, creating three categories: Knowledge and experiences about patient and newborn safety in maternity hospitals; Challenges for involving patient and companion in safety actions; Assessment of patients, companions and professionals on the booklet construction process. The booklet construction involved the participation of health professionals, users and companions in all stages of the process. Final considerations: the participatory process enabled the creation of educational technology for the involvement of patients and companions in patient safety actions. |
Abstract: | Objetivos: desenvolver uma cartilha como tecnologia educacional, juntamente com profissionais de saúde, pacientes e acompanhantes, visando ao envolvimento destes na segurança do paciente na maternidade. Métodos: estudo qualitativo convergente-assistencial, realizado em três etapas em uma maternidade de Belo Horizonte. A construção da cartilha ocorreu entre fevereiro e abril de 2021, com 13 profissionais, 06 acompanhantes e 11 pacientes. Resultados: realizou-se análise de conteúdo dos dados, criando-se três categorias: Saberes e experiências sobre a segurança da paciente e do recém-nascido na maternidade; Desafios para o envolvimento da paciente e acompanhante nas ações de segurança; Avaliação das pacientes, acompanhantes e profissionais sobre o processo de construção da cartilha. A construção da cartilha envolveu a participação profissionais de saúde, usuários e acompanhantes em todas as etapas do processo. Considerações finais: o processo participativo possibilitou a criação da tecnologia educacional para o envolvimento das pacientes e acompanhantes nas ações de segurança do paciente |
Assunto: | Patient Safety Patient Participation Hospitals Maternal and Child Health Nursing Educational Technology |
Idioma: | eng |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | ENF - DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM BÁSICA |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Identificador DOI: | 10.1590/0034-7167-2021-0701 |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/70619 |
Data do documento: | 13-Mai-2022 |
metadata.dc.relation.ispartof: | Revista brasileira de enfermagem |
Aparece nas coleções: | Artigo de Periódico |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Desenvolvimento participativo de tecnologia educacional em busca da segurança do paciente na maternidade pdfa.pdf | 1.25 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.