Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/70619
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorManuela Estrela Baggiopt_BR
dc.creatorAnna Carolina Leite Costapt_BR
dc.creatorLeyla Gabriela Verner Amaral Brandãopt_BR
dc.creatorVivian Alves Andradept_BR
dc.creatorFernanda Penido Matozinhospt_BR
dc.creatorAllana Dos Reis Corrêapt_BR
dc.creatorBruna Figueiredo Manzopt_BR
dc.date.accessioned2024-07-15T21:14:22Z-
dc.date.available2024-07-15T21:14:22Z-
dc.date.issued2022-05-13-
dc.citation.volume75pt_BR
dc.citation.issue5pt_BR
dc.citation.spage1pt_BR
dc.citation.epage8pt_BR
dc.identifier.doi10.1590/0034-7167-2021-0701pt_BR
dc.identifier.issn00347167pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/70619-
dc.description.abstractObjetivos: desenvolver uma cartilha como tecnologia educacional, juntamente com profissionais de saúde, pacientes e acompanhantes, visando ao envolvimento destes na segurança do paciente na maternidade. Métodos: estudo qualitativo convergente-assistencial, realizado em três etapas em uma maternidade de Belo Horizonte. A construção da cartilha ocorreu entre fevereiro e abril de 2021, com 13 profissionais, 06 acompanhantes e 11 pacientes. Resultados: realizou-se análise de conteúdo dos dados, criando-se três categorias: Saberes e experiências sobre a segurança da paciente e do recém-nascido na maternidade; Desafios para o envolvimento da paciente e acompanhante nas ações de segurança; Avaliação das pacientes, acompanhantes e profissionais sobre o processo de construção da cartilha. A construção da cartilha envolveu a participação profissionais de saúde, usuários e acompanhantes em todas as etapas do processo. Considerações finais: o processo participativo possibilitou a criação da tecnologia educacional para o envolvimento das pacientes e acompanhantes nas ações de segurança do pacientept_BR
dc.description.resumoObjectives: to develop a booklet as an educational technology, together with health professionals, patients and companions, aiming at their involvement in patient safety in maternity hospitals. Methods: a qualitative convergent care study, carried out in three stages at a maternity hospital in Belo Horizonte. The booklet construction took place between February and April 2021, with 13 professionals, 06 companions and 11 patients. Results:data content analysis was performed, creating three categories: Knowledge and experiences about patient and newborn safety in maternity hospitals; Challenges for involving patient and companion in safety actions; Assessment of patients, companions and professionals on the booklet construction process. The booklet construction involved the participation of health professionals, users and companions in all stages of the process. Final considerations: the participatory process enabled the creation of educational technology for the involvement of patients and companions in patient safety actions.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageengpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentENF - DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM BÁSICApt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofRevista brasileira de enfermagem-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPatient Safetypt_BR
dc.subjectPatient Participationpt_BR
dc.subjectHospitalspt_BR
dc.subjectMaternal and Child Healthpt_BR
dc.subjectNursingpt_BR
dc.subjectEducational Technologypt_BR
dc.subject.otherPatient Safetypt_BR
dc.subject.otherPatient Participationpt_BR
dc.subject.otherHospitalspt_BR
dc.subject.otherMaternal and Child Healthpt_BR
dc.subject.otherNursingpt_BR
dc.subject.otherEducational Technologypt_BR
dc.titleDesenvolvimento participativo de tecnologia educacional em busca da segurança do paciente na maternidadept_BR
dc.title.alternativeParticipatory development of educational technology in seeking patient safety in maternity hospitalspt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-0064-9961pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Periódico



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.