Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/70657
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Fatores intervenientes de resultados no ensino remoto: o dispositivo de acesso importa?
Título(s) alternativo(s): Intervening outcome factors in remote teaching: does the device of access matter?
Autor(es): Daniel Santos Braga
Amanda Tolomelli Brescia
Resumo: Este artigo analisa resultados educacionais e avaliativos do ensino remoto em relação ao tipo de dispositivo eletrônico utilizado para assistir às aulas e para resolução de atividades, bem como a forma de se assistir às aulas (síncrona ou assíncrona, velocidade normal ou velocidade aumentada). Foram investigados estudantes de três turmas de dois cursos de formação de professores de uma instituição de ensino superior pública de Minas Gerais. A partir de questionário autoaplicado, foi realizado cotejamento estatístico de resultados educacionais pelo tipo de dispositivo eletrônico utilizado e a forma de se assistir às aulas, controlado pela presença ou ausência de ingresso por cotas (tomadas como proxy de nível socioeconômico). Foi possível evidenciar que, para a amostra, não houve diferença estatística significativa entre notas de estudantes que assistiram às aulas em computadores de mesa e notebooks, mas essa diferença ocorre quanto ao uso de dispositivos para a realização de atividades. Também houve diferença entre as notas dos que assistiram às aulas de maneira síncrona ou assíncrona, mas essa diferença não é percebida entre os que assistiram aulas gravadas em velocidade normal ou aumentada. Sendo assim, foi possível estabelecer admissibilidade de maior adequação para o uso de dispositivos como computadores de mesa e notebooks, e o acompanhamento síncrono das aulas. Houve tendência de melhor resultado para essa situação em relação à utilização de smartphones e tablets, e do acompanhamento de aulas assincronamente.
Abstract: This article analyzes educational results of remote education by the type of electronic device used to attend classes and to solve activities, as well how to attend classes (synchronous or asynchronous, normal speed or increased speed). The results of students from three classes of two teacher training courses of a public higher education institution in Minas Gerais were investigated. Based on online questionnaire, a statistical comparison of educational results was performed by the type of electronic device used and the way of attending classes, controlled by the presence or absence of admission by quotas (taken as a socioeconomic level proxy). It was possible to evidence that, for the sample, there was no statistically significant difference between grades of students who attended classes on desktop or laptop computers and those who used smartphones and tablets, but there is a difference in the performance of activities on both types of devices. There was also no difference between the grades of those who attended classes synchronously or asynchronously, or between those who attended classes recorded at normal or increased speed. It wass admitted greater adequacy for the use of devices such as desktop and laptops computers and the synchronous monitoring of classes. There was a trend of better results for this situation in relation to the use of mobile devices, and the attendance of classes asynchronously.
Assunto: Ensino superior
Ensino à distância
Avaliação educacional
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO
FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.18264/eadf.v12i1.1634
URI: http://hdl.handle.net/1843/70657
Data do documento: 1-Fev-2022
metadata.dc.url.externa: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/1634
metadata.dc.relation.ispartof: EaD em Foco
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
fatores intervenientes de resultados no ensino remoto.pdf188.65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.