Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/70711
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | As Práticas Integrativas e Complementares na graduação de Odontologia: um estudo qualitativo |
Título(s) alternativo(s): | Integrative and Complementary Practices in undergraduate Dentistry: a Qualitative Study |
Autor(es): | Rachel Ivo Defigueiredo Miriam Pimenta Parreira do Vale Rosa Núbia Vieira de Moura |
Resumo: | O objetivo foi compreender a percepção dos alunos do Projeto de Extensão “Práticas Integrativas Complementares em Saúde: Acupuntura em Odontologia”, da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais em 2019. Pesquisa qualitativa, com alunos egressos como população de estudo e coleta de dados por grupo focal. A interpretação das falas foi conduzida pela análise de conteúdo, com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais, emergindo três temas: conhecimento prévio sobre as PICS; contribuição das PICS para odontologia; humanização do cuidado. Constatou-se conhecimento superficial prévio sobre o tema, mas interesse em conhecê-lo. Viu-se a necessidade de estimular o estudo das PICS na graduação, por ser pouco abordado no ensino em saúde e haver interesse dos alunos. Consideraram que as PICS são positivas para a odontologia, têm técnicas eficazes e baixo risco; estão alinhadas às normativas e demandas já existentes no SUS e expandem a área de atuação dos profissionais. Concluiu-se que as PICS são incipientes na graduação, apresentam benefícios para a odontologia lastrados na literatura científica e prática clínica e estão em consonância com os preceitos definidos nas DCN, conferindo ao paciente um cuidado pleno e humanizado. |
Abstract: | The objective was to understand the perception of students of the Extension Project "Complementary Integrative Practices in Health: Acupuncture in Dentistry", from the Faculty of Dentistry of the Federal University of Minas Gerais in 2019. Qualitative research, with graduate students as the study population and collection of data by focus group. The interpretation of the speeches was conducted by content analysis, based on the National Curriculum Guidelines, with three themes emerging: prior knowledge about the complementary therapies; contribution of complementary therapies to dentistry; humanization of care. There is a superficial knowledge of the subject, but interest in knowing it. There was a need to encourage the study of complementary therapies in undergraduate courses, as they are rarely addressed in health education and there is interest from students. They considered that complementary therapies are positive for dentistry, have good habits and low risk; they are in line with the regulations and demands that already exist in the SUS and expand the area of professional activity. It was concluded that the complementary therapies are incipient in graduation, have benefits for dentistry reflected in the scientific literature and clinical practice and are in line. |
Assunto: | Odontologia Terapias Complementares Atenção à Saúde |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | FAO - DEPARTAMENTO DE ODONTOLOGIA SOCIAL E PREVENTIVA |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Identificador DOI: | http://doi.org/10.33448/rsd-v11i1.24453 |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/70711 |
Data do documento: | 2022 |
metadata.dc.relation.ispartof: | Research, Society and Development |
Aparece nas coleções: | Artigo de Periódico |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
As Práticas Integrativas e Complementares na graduação de Odonto.pdfA.pdf | 155.12 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.