Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/70724
Type: Dissertação
Title: Autoeficácia de fisioterapeutas após capacitação em reabilitação nas doenças respiratórias crônicas: um estudo na rede SUS de Governador Valadares
Authors: Héllia Cristina do Nascimento Moreira
First Advisor: Fabiane Ribeiro Ferreira
First Co-advisor: Fernanda de Córdoba Lanza
First Referee: Daniela Virgínia Vaz
Second Referee: Marcelo Velloso
Abstract: Introdução: O fisioterapeuta é um dos profissionais essenciais nas equipes existentes no Sistema Único de Saúde (SUS). Sua atuação ocorre de forma integral, por meio da promoção da saúde, a prevenção de agravos e a reabilitação de usuários, nos três níveis de atenção: primária, secundária e terciária, também conhecidos como Atenção Básica, Média e Alta Complexidade, respectivamente. A atuação profissional junto a Estratégia de Saúde da Família (ESF) e em comunicação com os demais serviços da rede SUS é de extrema importância, pois possibilita maior resolubilidade das demandas no cenário da Unidade Básica de Saúde. Entre as demandas emergentes estão os casos de usuários com Doenças Respiratórias Crônicas (DRC) e que, devido ao quadro multissistêmico da doença, podem apresentar demandas de ordem cardíaca, osteomuscular e psicológicas, sendo necessário o manejo por meio da reabilitação. Diante desse cenário, muitos profissionais de saúde ainda se sentem despreparados para o acolhimento e atendimento deste público específico, o que pode levar à insegurança profissional e a imperícia durante os atendimentos aos pacientes. A crença que o indivíduo tem sobre sua capacidade de realizar com sucesso determinada atividade, pode ser denominada de autoeficácia, construto proposto por Albert Bandura, psicólogo canadense. A autoeficácia é construída no decorrer da vida, mas pode ser desenvolvida por meio da capacitação. Por ser uma diretriz do SUS, capacitações para a aquisição de conhecimentos, habilidades e atitudes que resultem num melhor desempenho no trabalho é um investimento frequente dos serviços de saúde, visando o aperfeiçoamento contínuo de recursos humanos para ações em resposta às demandas dinâmicas dos cenários de saúde. Espera-se, portanto, que esses processos educativos sejam viabilizados de forma a responder a essas demandas, aumentando a autoeficácia de seus recursos humanos com consequente transformações em seus resultados no trabalho real. Objetivo: Promover uma capacitação profissional para o cuidado de usuários com doenças respiratórias crônicas e analisar a influência desta capacitação na autoeficácia específica de Fisioterapeutas na Atenção Básica e Média Complexidade da Rede SUS de Governador Valadares. Materiais e Métodos: Trata-se de estudo de caso, com abordagem quantitativa. Foram participantes deste estudo os fisioterapeutas que atuam na rede SUS de Governador Valadares-MG. O estudo foi realizado em três etapas: 1) avaliação de base dos Fisioterapeutas (características individuais, autoeficácia específica e autoeficácia geral); 2) oferta de capacitação em reabilitação nas doenças respiratórias crônicas (curso com carga horária de oito horas, online e prática presencial); 3) medida da autoeficácia após-capacitação; Foram utilizados instrumentos padronizados e instrumentos elaborados e testados pelos autores da pesquisa. Os profissionais responderam a esses instrumentos de forma online. Resultados: a maior parte dos participantes era do sexo feminino (64%) com média de idade de 35 ± 6 anos. O tempo de formação variou entre 1,6 a 20 anos, e a maior parte dos participantes cursou a graduação em Instituições privadas (81,8%). 55% dos participantes possuíam pós-graduação em áreas distintas da fisioterapia, e 81% afirmaram não ter realizado cursos ou aprimoramentos cuja a temática fosse Reabilitação de Doenças Respiratórias Crônicas. Todos os profissionais atuavam na assistência, sendo 45,5% na atenção primária, 36,4% na atenção secundária e 18,2 % na atenção terciária. O valor de autoeficácia específica pré e pós capacitação foram 55 ± 11,4 e 64,64± 10, respectivamente (faixa de 15 a 75 pontos). Os resultados do teste t pareado para amostras independentes (n=11 em ambos os grupos) foi realizado para comparar as médias dos dois momentos da capacitação. O valor de p encontrado no teste foi de 0,03. O tamanho do efeito (d=0,89) indicou um efeito grande. Houve incremento na proporção de profissionais que relataram nível alto de autoeficácia para todos os itens do instrumento quando comparados os momentos pré e pós-capacitação, embora essa diferença não tenha sido significativa quando avaliados os itens de forma individual pelo teste de Qui-Quadrado, com correção de Fisher. Conclusão: Capacitações voltadas aos profissionais fisioterapeutas podem ser operacionalizadas com o intuito de contribuir para a manutenção ou aumento da autoeficácia desses profissionais para lidar com os usuários com DRC. Pensar a autoeficácia como um atributo profissional importante contribui para modelar os programas de capacitação e adequá-los à realidade dos profissionais que estarão envolvidos. A adoção de métodos de avaliação possibilita a demonstração concreta da eficiência das ações de capacitação e, consequentemente, potencializam a Política de Educação Permanente em Saúde.
Abstract: Introduction: The physiotherapist is one of the essential professionals in the teams existing in the Unified Health System (SUS). Its activities occur comprehensively, through health promotion, disease prevention and user rehabilitation, at three levels of care: primary, secondary and tertiary, also known as Basic, Medium and High Complexity Care, respectively. Professional work with the Family Health Strategy (ESF) and in communication with other services in the SUS network is extremely important, as it allows greater resolution of demands in the Basic Health Unit scenario. Among the emerging demands are cases of users with Chronic Respiratory Diseases (CKD) and who, due to the multisystemic nature of the disease, may present cardiac, musculoskeletal and psychological demands, requiring management through rehabilitation. Given this scenario, many health professionals still feel unprepared to welcome and care for this specific population, which can lead to professional insecurity and malpractice when caring for patients. The belief that an individual has about their ability to successfully carry out a certain activity can be called self-efficacy, a construct proposed by Albert Bandura, a Canadian psychologist. Self-efficacy is built throughout life, but can be developed through training. As it is a SUS guideline, training for the acquisition of knowledge, skills and attitudes that result in better performance at work is a frequent investment by health services, aiming at the continuous improvement of human resources for actions in response to the dynamic demands of health care scenarios. health. It is expected, therefore, that these educational processes will be made viable in order to respond to these demands, increasing the self-efficacy of their human resources with consequent transformations in their results in real work. Objective: Promote professional training for the care of users with chronic respiratory diseases and analyze the influence of this training on the specific self-efficacy of Physiotherapists in Primary and Medium Complexity Care in the SUS Network of Governador Valadares. Materials and Methods: This is a case study, with a quantitative approach. Physiotherapists who work in the SUS network of Governador Valadares-MG participated in this study. The study was carried out in three stages: 1) baseline assessment of Physiotherapists (individual characteristics, specific self-efficacy and general self-efficacy); 2) offering training in rehabilitation in chronic respiratory diseases (course lasting eight hours, online and in-person practice); 3) measure of post-training self-efficacy; Standardized instruments and instruments designed and tested by the research authors were used. Professionals responded to these instruments online. Results: the majority of participants were female (64%) with a mean age of 35 ± 6 years. The training time varied between 1.6 and 20 years, and the majority of participants studied at private institutions (81.8%). 55% of participants had a postgraduate degree in areas other than physiotherapy, and 81% stated that they had not completed courses or improvements whose theme was Rehabilitation of Chronic Respiratory Diseases. All professionals worked in care, 45.5% in primary care, 36.4% in secondary care and 18.2% in tertiary care. The specific self-efficacy value pre and post training were 55 ± 11.4 and 64.64 ± 10, respectively (range 15 to 75 points). The results of the paired t test for independent samples (n=11 in both groups) were performed to compare the means of the two training moments. The p value found in the test was 0.03. The effect size (d=0.89) indicated a large effect. There was an increase in the proportion of professionals who reported a high level of self-efficacy for all items of the instrument when comparing the pre- and post-training moments, although this difference was not significant when the items were evaluated individually using the Chi-Square test, with Fisher correction. Conclusion: Training aimed at physiotherapists can be implemented with the aim of contributing to maintaining or increasing the self-efficacy of these professionals in dealing with users with CKD. Thinking about self-efficacy as an important professional attribute helps to shape training programs and adapt them to the reality of the professionals who will be involved. The adoption of evaluation methods makes it possible to concretely demonstrate the efficiency of training actions and, consequently, enhance the Continuing Health Education Policy.
Subject: Fisioterapia
Doenças respiratórias
Reabilitação
Sistema Único de Saúde (Brasil)
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: EEFFTO - ESCOLA DE EDUCAÇÃO FISICA, FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Estudos da Ocupação
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/70724
Issue Date: 20-Feb-2024
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