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Tipo: Artigo de Periódico
Título: O capital social entre adolescentes escolares de um município brasileiro
Título(s) alternativo(s): The social capital among adolescent students of a brazilian municipality
Autor(es): Stela Drumond de Menezesrajão
Patricia Maria Zarzar
Raquel Conceição Ferreira
Efigênia Ferreira e Ferreira
Resumen: O objetivo do artigo foi verificar associação do capital social de adolescentes com os fatores condições de vida e participação em atividades coletivas. No estudo transversal, aplicou-se questionário validado (SCQ-AS) para medir o capital social de escolares do sétimo ano de escolas públicas e privadas de um município brasileiro. Os pais responderam a um questionário sobre condições de vida e participação dos filhos em atividades coletivas. Após teste qui-quadrado, fez-se regressão logística múltipla com os domínios do capital social, variáveis dependentes e variáveis independentes (p≤0.20). Observou-se maior frequência de coesão social na escola, em adolescentes de escolas privadas (OR= 4.08; IC 95% 1.39 – 11.96) e com renda familiar de 1 a 3 salários mínimos, maior rede de amigos entre os que tinham pais vivendo juntos (OR= 2.21; IC 95% 1.28 – 3.78) e maior frequência de confiança na escola/bairro em escolares de escolas privadas (OR=2.71; IC 95% 1.16 – 6.32). Não houve associação com coesão social no bairro. Estudar em escola privada e ter renda familiar de 1 a 3 salários mínimos podem impulsionar a coesão social na escola, bem como a pratica de atividade esportiva. Os pais viverem juntos pode favorecer maior rede de amigo.
Abstract: The article aimed to verify the association of adolescent social capital with living conditions factors and participation in collective activities. In the cross-sectional study, a validated questionnaire (SCQ-AS) was used to measure the social capital of seventh grade students from public and private schools in a Brazilian city. The parents answered a questionnaire on living conditions and children’s participation in collective activities. After chi-square test, multiple logistic regression was performed with social capital’ domains, dependent variables and independent variables (p≤0.20). There was higher frequency of social cohesion at school in adolescents from private schools (OR=4.08, 95% CI 1.39-11.96) and who have a family income of 1 to 3 minimum wages, a larger network of friends among those with parents living together OR = 2.21, 95% CI 1.28 - 3.78) and higher school/neighborhood confidence in private school students (OR=2.71, 95% CI 1.16 - 6.32). There was no association with neighborhood social cohesion. Studying in private school and having a family income of 1 to 3 minimum wages can boost social cohesion in school, as well as practice sports. Parents living together can favor larger network of friends.
Asunto: Capital Social
Adolescente
Rede Social
Condições Sociais
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAO - DEPARTAMENTO DE ODONTOLOGIA SOCIAL E PREVENTIVA
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.1590/1413-812320182411.14052017
URI: http://hdl.handle.net/1843/70857
Fecha del documento: 2019
metadata.dc.url.externa: https://www.scielo.br/j/csc/a/7cFsxzN7qX9zMYd74VMXGLm/?lang=pt
metadata.dc.relation.ispartof: Ciência & Saúde Coletiva
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