Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/70953
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Contestações às normas do uso do preservativo no currículo bareback: produção da posição de sujeito unrubberman
Título(s) alternativo(s): Disputes to the rules for the use of condoms in the bareback curriculum: production of the unrubberman subject position
Autor(es): Danilo Araujo de Oliveira
Shirlei Rezende Sales
Resumo: Este artigo traz parte dos resultados de uma pesquisa de doutorado. A análise foi elaborada sob a perspectiva curricular pós-crítica, que compreende que o currículo não se restringe às disciplinas escolares, mas se constitui em diferentes espaços e artefatos culturais. A metodologia utilizada articulou elementos da netnografia e análise do discurso de inspiração foucaultiana de um blog e três perfis do twitter. Nomeamos o conjunto heterogêneo de ditos localizados nesses sites de currículo bareback. O argumento desenvolvido é o de que nesse currículo produz-se a posição de sujeito unrubberman constituída com marcas específicas a partir da demanda da transgressão às normas do uso do preservativo. Essas marcas, no âmbito da prática sexual bareback, evidenciam tensões no modo de funcionamento da pedagogia anti-AIDS centrada na obrigatoriedade do uso do preservativo.
Abstract: This article brings part of the results of a doctoral research. The analysis was carried out under the post-critical curricular perspective, which understands that the curriculum is not restricted to school subjects, but consists of different spaces and cultural artifacts. The methodology used articulated elements of netnography and Foucaultian-inspired discourse analysis of a blog and three twitter profiles. We name the heterogeneous set of sayingslocated on these bareback curriculum sites. The argument developed is that in this curriculum the position of the unrubberman subject is produced, constituted with specific marks based on the demand for transgression of the norms of condom use. These marks, in the scope of bareback sexual practice, show tensions in the way the anti-AIDS pedagogy works, centered on the mandatory use of condoms.
Assunto: Currículo escolar
Preservativos
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.5007/2175-795X.2022.e85646
URI: http://hdl.handle.net/1843/70953
Data do documento: 20-Jun-2022
metadata.dc.url.externa: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/85646
metadata.dc.relation.ispartof: Perspectiva
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Contestações às normas do uso do preservativo no currículo bareback.pdf1.13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.