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http://hdl.handle.net/1843/70973
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | A experiência de estudantes de odontologia com dilemas éticos |
Título(s) alternativo(s): | The experience of dental students with ethical dilemmas |
Autor(es): | Lorena Marques da Nóbrega Ítalo de Macedo Bernardino Kevan Guilherme Nóbrega Barbosa Pierre Andrade Pereira de Oliveira Rilva Suely de Castro Cardoso Lucas Sérgio D'ávila Lins Bezerra Cavalcanti |
Resumen: | A universidade é um espaço privilegiado para formação de pessoas e neste processo são evidenciadas questões sociais, humanas e éticas. Na Odontologia estas se estabelecem individualmente entre profissionais e pacientes e, coletivamente, entre a prática profissional e a sociedade. Este estudo do tipo transversal avaliou a experiência de estudantes de Odontologia de uma universidade pública com os dilemas éticos vividos durante sua formação acadêmica. Para tanto foram entrevistados 64 alunos do 4º e 5º ano do curso. Observou-se uma ligeira predominância de alunos do sexo masculino (50,7%), com idade entre 19 e 22 anos. Entre os pesquisados, a maioria afirmou ter tido contato com a teoria da ética profissional durante a graduação. Um quarto dos alunos entrevistados confirmou ter passado por alguma situação eticamente conflitante; todos consideraram importante a discussão de conteúdos que reflitam a bioética no currículo; e grande parte dos alunos que afirmaram ter vivenciado algum conflito ético eram do sexo masculino e cursavam o 5º ano. Foi verificado que os dilemas éticos são percebidos pelos alunos e vivenciados ainda durante sua formação acadêmica. |
Abstract: | The university is a privileged space for training people and in this process they are highlighted social, human and ethics. In Dentistry these are established individually between professionals and patients and, collectively, between practice professional and society. This type of study transversal evaluated the experience of dentistry students from a public university with ethical dilemmas experienced during their academic training. For 64 students from the 4th and 5th were interviewed year of the course. A slight predominance of male students (50.7%), aged between 19 and 22 years old. In between of those surveyed, the majority stated that they had contact with the theory of professional ethics during graduation. A quarter of the students interviewed confirmed having gone through some ethically conflicting situation; all considered important the discussion of content that reflects bioethics in the curriculum; and most of the students who said they had experienced any ethical conflict were of sex male and were in the 5th year. It has been verified that ethical dilemmas are perceived by students and experienced during their academic education. |
Asunto: | Ética Odontológica Bioética Estudantes de Odontologia |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | FAO - DEPARTAMENTO DE ODONTOLOGIA SOCIAL E PREVENTIVA |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Identificador DOI: | https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v15i4.213 |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/70973 |
Fecha del documento: | 2016 |
metadata.dc.url.externa: | https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/213 |
metadata.dc.relation.ispartof: | Revista da ABENO |
Aparece en las colecciones: | Artigo de Periódico |
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