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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Tendências em jogos digitais sobre educação especial: uma revisão da literatura internacional
Título(s) alternativo(s): Trends in digital games on special education: a review of international literature
Autor(es): Joao Victor Ramos Oliveira
Israel de Melo Pedrosa
Josiane Pereira Torres
Resumen: É consenso que os jogos digitais extrapolam os limites do entretenimento, mostrando-se como potentes instrumentos para o ensino e aprendizagem nos diversos campos de conhecimento. No que se refere a Educação Especial, muitas lacunas são evidenciadas desde que o discurso da Inclusão Escolar passou a ser disseminado na realidade das escolas comuns, lacunas essas que possibilitam a inserção dos jogos digitais como aliados para ampliar as possibilidades de alcance de um contexto verdadeiramente inclusivo nas instituições de ensino e na sociedade como um todo. Nesse contexto, esse trabalho teve como objetivo realizar uma revisão sistemática da literatura para traçar um panorama dos artigos científicos que apresentam jogos sérios os quais tratam de questões relativas à Educação Especial e seu público. O propósito foi compreender as abordagens que têm sido utilizadas acerca dos jogos sérios para o campo da Educação Especial de modo a conhecer as possíveis contribuições desses jogos para o público de estudantes com deficiências. O Portal de Periódicos Capes foi a fonte de dados utilizada e, após o processo de buscas e seleção, foram analisados 16 artigos científicos que contemplavam os critérios estabelecidos. Os resultados reportam jogos cujo enfoque se fundamenta nas especificidades advindas da condição de deficiências, além de evidenciar a importância do trabalho entre especialistas de jogos e da Educação Especial e a participação ativa dos usuários alvo durante o planejamento e construção dos jogos. O campo da Educação Especial mostra-se promissor e fértil para o desenvolvimento de jogos digitais e espera-se que essa revisão indique caminhos para viabilizar o desenvolvimento de jogos considerando as demandas que esse campo de conhecimento apresenta.
Abstract: It is a consensus that digital games go beyond the limits of entertainment, showing themselves as a powerful instrument for teaching and learning in different fields of knowledge. In relation to Special Education, many gaps are evident since the discourse of school inclusion started to be disseminated in the reality of ordinary schools, gaps that allow the insertion of digital games as allies to expand the possibilities of reaching a truly inclusive context in institutions teaching and society as a whole. In this context, this work aimed to carry out a systematic review of the literature to outline an overview of the scientific articles that present serious games that deal with issues related to Special Education and its audience. The purpose was to understand the approaches that have been used about serious games for the field of Special Education in order to know the possible contributions of these games to the public of students with disabilities. The Capes Journal Portal was the source of data used and, after the search and selection process, 16 scientific articles were analyzed that contemplated the established criteria. The results report games whose focus is based on the specificities arising from the condition of disabilities, in addition to highlighting the importance of work between game specialists and Special Education and the active participation of the target users during the planning and development of the games. The field of Special Education is promising and fertile for the development of digital games and it is hoped that this review will indicate ways to enable the development of games considering the demands that this field of knowledge presents.
Asunto: Educação especial
Jogos digitais
Revisão sistemática
Educação inclusiva
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.14571/brajets.v15.n1.83-97
URI: http://hdl.handle.net/1843/71049
Fecha del documento: 20-mar-2022
metadata.dc.url.externa: https://www.brajets.com/index.php/brajets/article/view/840
metadata.dc.relation.ispartof: Cadernos de Educação, Tecnologia e Sociedade
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