Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/71050
Tipo: Artigo de Periódico
Título: BNCC, reforma do ensino médio e questões de gênero: disputas para o controle do conhecimento
Título(s) alternativo(s): National Curricular Common Core (BNCC), high school reform and gender issues: disputes around knowledge control
Autor(es): Carolina Giovannetti
Shirlei Rezende Sales
Resumen: Neste artigo, analisamos as reformas educacionais implementadas no Brasil na última década, nomeadamente a Reforma do Ensino Médio e a implementação da Base Nacional Comum Curricular. Utilizamos como fonte para a análise documental qualitativa aqui efetuada a Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio e o site do Novo Ensino Médio. Também analisamos excertos dos sites das organizações Escola sem Partido e Todos pela Educação, além de matérias jornalísticas sobre o assunto. Com base nessas análises, argumentamos que as reformas educacionais e a estipulação de currículos únicos são estratégias políticas de imposição de determinados saberes e conhecimentos, sob a justificativa de melhoria do ensino, para aumentar a eficiência do Ensino Médio e com isso, supostamente, promover a qualidade de educação. Saberes relativos a gênero são negligenciados nestes currículos, buscando banir conhecimentos considerados ideológicos.
Abstract: This research paper analyzes educational reforms implemented in Brazil in the last decade, namely the High School Reform and implementation of the National Curricular Common Core. Qualitative document analysis focused on the National Curricular Common Core document and the website “Novo Ensino Médio” (“New High School”) as sources. Extracts of websites belonging to the organizations “Escola Sem Partido” ("Nonpartisan School”) and “Todos Pela Educação” (“All For Education”), as well as journalistic pieces on the subject, were also scrutinized. It is argued that educational reforms and the resolution to adopt one unified curriculum are political strategies of imposing specific knowledge and understading under the justification of improving teaching, enhancing High School efficiency, and overall increasing of quality in education. Knowledge regarding gender is neglected under such curriculum, which aims to cast out any knowledge considered to be idological.
Asunto: Currículo escolar -- Brasil
Reforma do ensino -- Brasil
Ensino médio -- Brasil
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.25.20385.064
URI: http://hdl.handle.net/1843/71050
Fecha del documento: 16-dic-2022
metadata.dc.url.externa: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/20385
metadata.dc.relation.ispartof: Olhar de Professor
Aparece en las colecciones:Artigo de Periódico

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
BNCC, Reforma do Ensino Médio e questões de gênero.pdf283.68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.