Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/71200
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | A pedagogia de Célestin e Élise Freinet transpondo fronteiras (Itália, 1974-1980) |
Título(s) alternativo(s): | The pedagogy of Célestin and Élise Freinet crossing borders (Italy, 1974-1980) |
Autor(es): | Mônica Yumi Jinzenji Junia Boroni Mariana Gonçalves André |
Resumen: | Este artigo, baseado em pesquisa documental de cunho historiográfico, analisa jornais escolares produzidos por estudantes de escolas elementares da região norte da Itália no período de 1974 a 1980. Por meio dos referenciais da História da Leitura e em diálogo com os estudos em História da Educação, analisa-se o desenvolvimento e a internacionalização dessa prática educativa, proposta por Célestin e Élise Freinet desde a década de 1920; nesse processo, verifica-se o uso dos jornais como substitutos dos manuais e livros nas atividades escolares, o seu papel na integração entre a escola e as famílias, e a produção da centralidade dos estudantes como produtores de conhecimento e como sujeitos críticos das desigualdades e injustiças sociais. |
Abstract: | Based on documentary research from a historiographic perspective, this article analyzes school newspapers produced by elementary-school students in the North region of Italy between 1974 and 1980. Through references to the History of Reading and dialoguing with studies on the History of Education, we analyze the development and internationalization of the educational practice proposed by Célestin and Élise Freinet in the 1920s. In this process, we found the use of newspapers as substitutes for manuals and books in school activities, their role in the integration between school and families, and the production of a student centrality and as critical subjects of the inequalities and social injustices. |
Asunto: | Educação popular Jornais Pedagogia Freinet Escrita -- História |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | FAE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Identificador DOI: | https://doi.org/10.20888/ridpher.v8i00.16719 |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/71200 |
Fecha del documento: | 17-dic-2022 |
metadata.dc.url.externa: | https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/16719 |
metadata.dc.relation.ispartof: | Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo |
Aparece en las colecciones: | Artigo de Periódico |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
A pedagogia de Célestin e Élise Freinet transpondo fronteiras.pdf | 671.67 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.