Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/71239
Type: Artigo de Periódico
Title: Retórica, escrita jornalística e instrução: narrativas políticas em disputa no Império brasileiro (Minas Gerais, 1825-1832)
Other Titles: Rhetoric, periodistic scripture and instruction: political narratives in dispute in imperial Brazil (Minas Gerais, 1825-1832)
Authors: Mônica Yumi Jinzenji
Priscilla Samantha Barbosa Verona
Abstract: O artigo analisa a função educativa dos jornais do período de 1825 a 1832, problematizando as estratégias de escrita dos seus redatores. Dialoga com autores do campo da História da Leitura e da História da Cultura Escrita, utilizando como fontes, quatro periódicos liberais de grande circulação, impressos na província de Minas Gerais, e dois compêndios de retórica impressos em Portugal no século XVIII. Identifica os elementos da Retórica como fórmula para construir os argumentos em defesa da monarquia constitucional e combate ao absolutismo. São analisadas três estratégias comuns utilizadas pelos redatores para persuadir os leitores e influenciar a opinião pública: a produção da polêmica pela polarização política simplificada; a instituição do medo e do risco iminente do Brasil retornar ao status de colônia portuguesa; e a ridicularização dos opositores políticos por meio da ironia e do deboche. Essas estratégias demonstram a influência de elementos da oralidade na escrita dos jornais, condicionada pela ambiência intelectual e política dos redatores, e pela necessidade de atingir a ampla população não leitora do período.
Abstract: The article analyses the educational function of newspapers published from 1825 to 1832, problematizing their writing strategies. It dialogues with authors from the field of History of reading and History of writing culture and uses four liberal wide circulating newspapers printed in Minas Gerais and two rhetoric compendiums issued in Portugal in the 18th century as the source. It identifies rhetorical elements as a formula to construct the arguments to fight absolutism and defend the constitutional monarchy. It analyses three usual strategies used by the writers to persuade their readers and influence public opinion: the production of controversy by simplifying political polarization; the institution of fear reinforcing the imminent risk of becoming a Portuguese colony again; and ridiculing political enemies by irony and debauchery. These strategies show the influence of orality elements into newspaper writing, conditioned by the writer’s intellectual and political ambiance, intending to reach the broad non-reader population of the period.
Subject: Liberalismo
Jornais
Retórica
Escrita -- História
Século XIX
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO
FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.1590/0104-4060.78350
URI: http://hdl.handle.net/1843/71239
Issue Date: 29-Jul-2022
metadata.dc.url.externa: https://www.scielo.br/j/er/a/kLngXgcsJXKgRYtPMQ8FnHk/#
metadata.dc.relation.ispartof: Educar em Revista
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Retórica, escrita jornalística e instrução narrativas políticas.pdf387.32 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.