Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/71251
Type: Artigo de Periódico
Title: A pandemia da COVID-19 como uma questão sociotécnica para a educação científica
Other Titles: The COVID-19 pandemic as a sociotechnical matter for the scientific education
Authors: Bárbara Mariane Martinez Viana
Sarah Eliane de Matos Silva
Patrícia Viotti Leite Praça
Juliana Carvalho Tavares
Fábio Augusto Rodrigues e Silva
Francisco Ângelo Cotinho
Abstract: O presente artigo tem como interesse analisar aspectos sociotécnicos da pandemia da COVID-19 por meio da descrição de associações entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente. Considerando o cenário pandêmico causado pelo vírus SARS-CoV-2, este estudo se apoia no método de análise da teoria ator-rede, com interesse em questões relacionadas à educação sociocientífica. Para a construção desse estudo, foram elencadas, cronologicamente, as principais ações de combate à COVID-19 no Brasil, no período de janeiro a abril de 2020 e, a partir da análise sobre humanos e não humanos, foi traçada uma rede que evidencia as ações e relações do Ministério da Saúde. Como resultado, vimos as mobilizações que o vírus SARS-CoV-2 provocou em vários campos, como o político, o social, o científico e o tecnológico. A análise de todo esse contexto evidenciou como as conexões de entidades humanas e não humanas vêm gerando novas realidades e diversas incertezas para o futuro. Por meio desta análise pretende-se incentivar a produção de novas intervenções e práticas no ensino de ciências, direcionadas para as necessidades e interesses da sociedade diante do contexto de crises provocado pela pandemia da COVID-19.
Abstract: This article's aim is to analyze the sociotechnical aspects of COVID-19 pandemic by the description of associations involving science, technology, society and environment. Considering the pandemic scenario caused by SARS-CoV-2, this paper is based on the method of analysis of the actor-network theory, interested in issues related to socialscientific education. In order to put together this study, it has been listed, chronologically, the main actions to fight against COVID-19 in Brazil, between January and April of 2020 and, based on analysis of humans and not humans, it has been highlighted a network that points out the actions and relations of Ministry of Health. As a result, it is possible to observe the mobilization that the virus SARS-CoV-2 induced in several fields, such as political, social, scientific and technological. The analysis of the wholeness of this context has made clear how connections of human and not human entities have been generating new realities and several uncertainties about the future. Through this analysis it’s intended to promote the production of new interventions and teaching practices in the study of sciences, directed to the needs and interests of society given the crisis caused by COVID-19 pandemic.
Subject: Pandemia
Teoria ator-rede
Ciências - Métodos de ensino
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
FAF - DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA
ICB - DEPARTAMENTO DE FISIOLOGIA E BIOFÍSICA
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: 10.3895/actio.v6n2.14130
URI: http://hdl.handle.net/1843/71251
Issue Date: 2021
metadata.dc.url.externa: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/14130
metadata.dc.relation.ispartof: Actio: Docência em Ciências
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A pandemia da COVID-19 como uma questão sociotécnica para a educação científica.pdf1.15 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.