Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/71255
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Da militância política à constituição do ser professora: memórias revisitadas, histórias entrelaçadas
Título(s) alternativo(s): From political militancy to becoming a teacher: revisited memories, intertwined (hi)stories
De la militancia política a la constitución de ser maestra: memorias revisadas, historias entrelazadas
Autor(es): Fatima Maria Araújo Leitão
Marcus Aurelio Taborda de Oliveira
Resumo: Analisamos a história de vida de quatro educadoras, militantes no combate à ditadura civil-militar brasileira, nos anos de 1960-1970. Por meio de suas memórias buscamos entender suas trajetórias de formação, desvelando as principais influências no que concerne às instituições, ideias e perspectivas presentes em seus processos de formação política. Interessou-nos compreender a definição de suas posturas como mulheres, militantes e profissionais. Utilizando a história oral como suporte empírico, vislumbramos o entrelaçamento de vidas construídas com base em uma teia de sociabilidade na qual confluem instituições como a família, escolas públicas e privadas, Igreja católica, entidades e partidos políticos, universidade e agentes a serviço do estado ditatorial. Depreende-se por meio do estudo que a militância da juventude parece ter-se tornado marca indelével de suas experiências como professoras que creram na transformação da juventude e em seu papel na transformação da sociedade.
Abstract: This article aims to analyze the life story of four female teachers, who were political militants against the Brazilian civil-military dictatorship in the 1960s and 1970s. Through their memories, we try to understand their school and academic trajectories, unveiling the main social institutional influences, ideas, and perspectives presented in their political formation process. Also, we aim to understand the definition of their roles as women, militants, and teachers, connecting the past and the present. We used oral history as empirical support, highlighting their life trajectories and observing the connection between family, public and private schools, Catholic Church, political parties, universities, and dictatorship agents. We conclude that political militancy during the teachers’ youth period is an indelible aspect of their experiences, considering that they believed in youth transformation and their role in the changing society.
Assunto: Educação -- História
Regime militar
Educação política
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782022270001
URI: http://hdl.handle.net/1843/71255
Data do documento: 28-Fev-2022
metadata.dc.url.externa: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/Th4GVXwQgmsTgMbdGLTmfjB/?lang=pt#
metadata.dc.relation.ispartof: Revista Brasileira de Educação
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