Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/71290
Tipo: Dissertação
Título: Suíte Macambira de Clóvis Pereira: o violoncelo entre o erudito e a tradição
Autor(es): Lauriza Valkíria Anastácio
Primeiro Orientador: Carlos Aleixo Reis
Segundo Orientador: Elise Barbara Pittenger
Primeiro membro da banca : Abel Raimundo Morais da Silva
Segundo membro da banca: Jessé Máximo Pereira
Resumo: Esta pesquisa investiga os aspectos da música de tradição popular nordestina e do Movimento Armorial presentes na obra Suíte Macambira para violoncelo solo, do compositor Clóvis Pereira. A pesquisa apresenta um resumo de elementos dessas tradições musicais e descreve o papel que elas tiveram na carreira do compositor. Também aborda a maneira com que Clóvis utiliza ferramentas da música de tradição popular nordestina e armorial na escrita para violoncelo em três movimentos da Suíte Macambira. Finalmente, com o intuito de destacar os elementos de tradição nordestina na interpretação da obra, aponta sugestões interpretativas para esses três movimentos: o Prelúdio, o Canto do Cego e o Coco Agalopado.
Abstract: This paper investigates the aspects of Northeastern popular tradition music and the Armorial Movement present in the wok “Suíte Macambira” for solo cello, by composer Clóvis Pereira. Theses aspects are related to the idiomatic elements of the cello in classical music.The paper provides a summary of elements from these musical tradition and describes the role they played in the composer’s career. It also addresses how Clóvis uses tools from Notheastern popular tradition and Armorial music in the writing for cello in three movements of the “Suíte Macambira”. Finally, aiming to highlight the elements of Northeastern tradition in the interpretation of the piece, it suggests interpretative approaches for these three movements: the Preludio, the Canto do Cego, and the Coco Agalopado.
Assunto: Música - Teses
Música para violoncelo
Movimento armorial (Arte brasileira)
Pereira, Clóvis
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: MUSICA - ESCOLA DE MUSICA
Curso: Programa de Pós-Graduação em Música
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/71290
Data do documento: 1-Mar-2024
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Revisada Formatada PDFA.pdf4.07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.