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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Alfabetização e letramento na educação especial: um panorama das teses e dissertações brasileiras
Título(s) alternativo(s): Literacy and reading in special education: a prospect of brazilian theses and dissertations
Autor(es): Stéphanie Eulália de Jesus Sabará
Taísa Grasiela Gomes Liduenha Gonçalves
Maria Cristina Piumbato Innocentini Hayashi
Resumo: O objetivo do trabalho é analisar a alfabetização e o letramento para estudantes da Educação Especial baseando-se nas teses e dissertações brasileiras. Realizou-se um levantamento no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD/IBICT). Foram encontradas 24 produções, sendo 19 dissertações e 5 teses com a interface alfabetização, letramento e educação especial. Os resultados indicaram um aumento da produção a partir de 2014, com o predomínio das instituições federais (n=16) e representatividade regional sudeste (n=15), sendo a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) com mais publicações (n=7). Identificou-se a prevalência da deficiência intelectual (n=12) e da surdez (n=4) nos trabalhos e uma tendência em considerar a consciência fonológica para o processo de alfabetização dos estudantes, sobretudo daqueles com deficiência intelectual.
Abstract: The aim of this article is to analyze literacy and reading for Special Education students based on Brazilian theses and dissertations. A survey was carried out in the Theses and Dissertations Catalog of the Higher Education Personnel Improvement Coordination (Capes) and in the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD/IBICT). Were found 24 productions with the literacy, reading and special education interface (19 dissertations and 5 theses). The results indicated an increase in production from 2014, with federal institutions predominance and southeast regional representation, with the Federal University of São Carlos (UFSCar) with more publications. We identified the prevalence of intellectual disability and deafness in the works and a tendency to consider phonological awareness for the literacy process of students, especially those with intellectual disabilities.
Assunto: Educação especial
Alfabetização
Letramento
Bibliometria
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.59306/poiesis.v16e302022377-395
URI: http://hdl.handle.net/1843/71337
Data do documento: 19-Dez-2022
metadata.dc.url.externa: https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/18221
metadata.dc.relation.ispartof: Poiésis
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