Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/71351
Tipo: Artigo de Evento
Título: Vacinação e a apropriação do conhecimento imunológico por alunos do ensino médio: uma abordagem em pesquisa-ação
Autor(es): Sarah Eliane de Matos Silva
Marco Antônio Melo Franco
Maura Regina Silva da Páscoa Vilela
Juliana Carvalho Tavares
Resumo: Este trabalho foi desenvolvido durante o curso de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional – PROFBIO, do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e contou com o apoio financeiro da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – (CAPES). As atividades foram desenvolvidas no segundo semestre de 2018, em uma turma com, aproximadamente, 30 alunos. A metodologia empregada consiste em uma sequência didática, elaborada a partir dos três momentos da pesquisa-ação: investigação, tematização e programação-ação (BALDISSERA, 2001; COUTINHO; SILVA, 2016; FRANCO, 2016); com a finalidade de promover a educação em saúde no ambiente escolar; desenvolvendo conteúdos de imunologia e fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos provenientes da natureza da ciência, compreendidos de forma contextualizada com o dia a dia do estudante (SILVA; MACIEL, 2017). No ensino médio, a abordagem do sistema imune continua sendo um desafio, uma vez que esse assunto é apresentado de forma fragmentada, ao ser mencionado o sistema circulatório e suas células. Entretanto, o estudo da Imunologia deve ser considerado como bastante significativo para a Educação Básica, pois não se limita apenas em conceituar e informar sobre doenças, mas, modificar o comportamento do cidadão para ser capaz de promover a saúde individual e coletiva. Nesse estudo, foi possível verificar que a metodologia empregada oferece uma grande contribuição para a prática de ensino, pois representa uma importante estratégia de construção didática, que coloca a imunologia em ação, facilitando o processo de ensino-aprendizagem. Adicionalmente, a execução da sequência didática minimizou as dificuldades de abstração dos conceitos abordados nessa disciplina, bem como valorizou a participação ativa dos adolescentes, a reflexão crítica, a criatividade; além de reconstruir saberes e práticas, com novas dimensões para o autocuidado e corresponsabilização na redução da ocorrência de agravos imunopreveníveis.
Assunto: Vacinação
Educação de adolescentes
Pesquisa-ação
Saúde
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: ICB - DEPARTAMENTO DE FISIOLOGIA E BIOFÍSICA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/71351
Data do documento: 2020
metadata.dc.url.externa: https://www.even3.com.br/anais/eneci2020/242611-vacinacao-e-a-apropriacao-do-conhecimento-imunologico-por-alunos-do-ensino-medio--uma-abordagem-em-pesquisa-acao
metadata.dc.relation.ispartof: Encontro de Ensino de Ciências Por Investigação
Aparece nas coleções:Artigo de Evento



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.