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http://hdl.handle.net/1843/71351
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | Vacinação e a apropriação do conhecimento imunológico por alunos do ensino médio: uma abordagem em pesquisa-ação |
Autor(es): | Sarah Eliane de Matos Silva Marco Antônio Melo Franco Maura Regina Silva da Páscoa Vilela Juliana Carvalho Tavares |
Resumo: | Este trabalho foi desenvolvido durante o curso de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional – PROFBIO, do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e contou com o apoio financeiro da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – (CAPES). As atividades foram desenvolvidas no segundo semestre de 2018, em uma turma com, aproximadamente, 30 alunos. A metodologia empregada consiste em uma sequência didática, elaborada a partir dos três momentos da pesquisa-ação: investigação, tematização e programação-ação (BALDISSERA, 2001; COUTINHO; SILVA, 2016; FRANCO, 2016); com a finalidade de promover a educação em saúde no ambiente escolar; desenvolvendo conteúdos de imunologia e fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos provenientes da natureza da ciência, compreendidos de forma contextualizada com o dia a dia do estudante (SILVA; MACIEL, 2017). No ensino médio, a abordagem do sistema imune continua sendo um desafio, uma vez que esse assunto é apresentado de forma fragmentada, ao ser mencionado o sistema circulatório e suas células. Entretanto, o estudo da Imunologia deve ser considerado como bastante significativo para a Educação Básica, pois não se limita apenas em conceituar e informar sobre doenças, mas, modificar o comportamento do cidadão para ser capaz de promover a saúde individual e coletiva. Nesse estudo, foi possível verificar que a metodologia empregada oferece uma grande contribuição para a prática de ensino, pois representa uma importante estratégia de construção didática, que coloca a imunologia em ação, facilitando o processo de ensino-aprendizagem. Adicionalmente, a execução da sequência didática minimizou as dificuldades de abstração dos conceitos abordados nessa disciplina, bem como valorizou a participação ativa dos adolescentes, a reflexão crítica, a criatividade; além de reconstruir saberes e práticas, com novas dimensões para o autocuidado e corresponsabilização na redução da ocorrência de agravos imunopreveníveis. |
Assunto: | Vacinação Educação de adolescentes Pesquisa-ação Saúde |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | ICB - DEPARTAMENTO DE FISIOLOGIA E BIOFÍSICA |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/71351 |
Data do documento: | 2020 |
metadata.dc.url.externa: | https://www.even3.com.br/anais/eneci2020/242611-vacinacao-e-a-apropriacao-do-conhecimento-imunologico-por-alunos-do-ensino-medio--uma-abordagem-em-pesquisa-acao |
metadata.dc.relation.ispartof: | Encontro de Ensino de Ciências Por Investigação |
Aparece nas coleções: | Artigo de Evento |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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VACINAÇÃO E A APROPRIAÇÃO DO CONHECIMENTO IMUNOLÓGICO POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO- UMA ABORDAGEM EM PESQUISA-AÇÃO.pdf | 299.31 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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