Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/71505
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Perfil de egressos de escolas públicas na UFMG a partir das políticas de ação afirmativa
Título(s) alternativo(s): Profile of public-school students at UFMG from affirmative action policies
Autor(es): Shirley Torres de Lima Otoni
Bréscia França Nonato
Gustavo Bruno de Paula
Thainara Cristina de Castro Ariovaldo
Resumo: Devido à adoção de políticas públicas de expansão e democratização do acesso ao ensino superior público brasileiro, como a Lei 12.711/2012 (Lei de Cotas), o perfil social, cultural e escolar dos estudantes se diversificou e ganha destaque a ampliação do percentual de egressos do ensino médio público. Considerando a heterogeneidade socioeconômica que caracteriza os alunos das escolas públicas, conforme se originam da rede federal, estadual ou municipal, torna-se importante avaliar se essas diferenciações se reproduzem sobre o acesso à universidade. O objetivo do artigo é analisar o perfil dos estudantes da Universidade Federal de Minas Gerais de modo a identificar variações conforme o tipo de escola pública frequentada no ensino médio. Para tal, com base no questionário socioeconômico aplicado pela instituição, realizou-se análise descritiva do perfil dos ingressantes oriundos das redes estadual/municipal e federal. Foram examinados os dados referentes ao intervalo de 2008 a 2018, considerando-se as alterações nas políticas públicas de acesso ao ensino superior implementadas no período. Os resultados indicam fortes diferenças entre os estudantes segundo o tipo de escola pública frequentada. Observa-se que aqueles provenientes das escolas federais apresentam vantagens socioeducacionais quando comparados aos estudantes advindos das escolas públicas estaduais e municipais. Assim, tendem a ser proporcionalmente mais jovens, do sexo masculino, com renda e escolaridade parental mais elevada.
Abstract: Due to the adoption of public policies to expansion and democratization of access to the Brazilian public higher education sector, like the 12.711/2012 law (Quotas Law), the social, cultural, and educational profile of the students diversified, and it stands out the increase of high school graduates. Considering the socio-economic heterogeneity that characterizes public school pupils, if they come from the federal, state, or municipal sector, it is important to assess whether these differences are reproduced in the access to the university. This article aims to analyze the characteristics of students at the Federal University of Minas Gerais, in order to identify variations according to the type of public school attended during high school. For this, based on the socioeconomic questionnaire applied by the institution, a descriptive analysis of the entrant's profiles from state/municipal and federal schools was made. Data of the period from 2008 to 2018 were examined, considering the changes in the public policies for access to higher education implemented in the period. The results indicate strong differences between the students according to the type of public school attended. Those from federal schools present socioeconomic advantages when compared to those from state and municipal schools. They tend to be proportionally younger, male, with higher income and parental education.
Assunto: Escolas públicas
Ensino superior
Programas de ação afirmativa
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO
FAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.34019/2447-5246.2022.v27.35815
URI: http://hdl.handle.net/1843/71505
Data do documento: 15-Mar-2022
metadata.dc.url.externa: https://periodicos.ufjf.br/index.php/edufoco/article/view/35815
metadata.dc.relation.ispartof: Educação em Foco
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