Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/71505
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorShirley Torres de Lima Otonipt_BR
dc.creatorBréscia França Nonatopt_BR
dc.creatorGustavo Bruno de Paulapt_BR
dc.creatorThainara Cristina de Castro Ariovaldopt_BR
dc.date.accessioned2024-07-25T19:13:28Z-
dc.date.available2024-07-25T19:13:28Z-
dc.date.issued2022-03-15-
dc.citation.volume27pt_BR
dc.citation.spage1pt_BR
dc.citation.epage21pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34019/2447-5246.2022.v27.35815pt_BR
dc.identifier.issn2447-5246pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/71505-
dc.description.abstractDue to the adoption of public policies to expansion and democratization of access to the Brazilian public higher education sector, like the 12.711/2012 law (Quotas Law), the social, cultural, and educational profile of the students diversified, and it stands out the increase of high school graduates. Considering the socio-economic heterogeneity that characterizes public school pupils, if they come from the federal, state, or municipal sector, it is important to assess whether these differences are reproduced in the access to the university. This article aims to analyze the characteristics of students at the Federal University of Minas Gerais, in order to identify variations according to the type of public school attended during high school. For this, based on the socioeconomic questionnaire applied by the institution, a descriptive analysis of the entrant's profiles from state/municipal and federal schools was made. Data of the period from 2008 to 2018 were examined, considering the changes in the public policies for access to higher education implemented in the period. The results indicate strong differences between the students according to the type of public school attended. Those from federal schools present socioeconomic advantages when compared to those from state and municipal schools. They tend to be proportionally younger, male, with higher income and parental education.pt_BR
dc.description.resumoDevido à adoção de políticas públicas de expansão e democratização do acesso ao ensino superior público brasileiro, como a Lei 12.711/2012 (Lei de Cotas), o perfil social, cultural e escolar dos estudantes se diversificou e ganha destaque a ampliação do percentual de egressos do ensino médio público. Considerando a heterogeneidade socioeconômica que caracteriza os alunos das escolas públicas, conforme se originam da rede federal, estadual ou municipal, torna-se importante avaliar se essas diferenciações se reproduzem sobre o acesso à universidade. O objetivo do artigo é analisar o perfil dos estudantes da Universidade Federal de Minas Gerais de modo a identificar variações conforme o tipo de escola pública frequentada no ensino médio. Para tal, com base no questionário socioeconômico aplicado pela instituição, realizou-se análise descritiva do perfil dos ingressantes oriundos das redes estadual/municipal e federal. Foram examinados os dados referentes ao intervalo de 2008 a 2018, considerando-se as alterações nas políticas públicas de acesso ao ensino superior implementadas no período. Os resultados indicam fortes diferenças entre os estudantes segundo o tipo de escola pública frequentada. Observa-se que aqueles provenientes das escolas federais apresentam vantagens socioeducacionais quando comparados aos estudantes advindos das escolas públicas estaduais e municipais. Assim, tendem a ser proporcionalmente mais jovens, do sexo masculino, com renda e escolaridade parental mais elevada.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS APLICADAS À EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofEducação em Focopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEscolas públicaspt_BR
dc.subjectAcesso ensino superiorpt_BR
dc.subjectDesigualdades educacionaispt_BR
dc.subjectAções afirmativaspt_BR
dc.subjectLei de Cotaspt_BR
dc.subject.otherEscolas públicaspt_BR
dc.subject.otherEnsino superiorpt_BR
dc.subject.otherProgramas de ação afirmativapt_BR
dc.titlePerfil de egressos de escolas públicas na UFMG a partir das políticas de ação afirmativapt_BR
dc.title.alternativeProfile of public-school students at UFMG from affirmative action policiespt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://periodicos.ufjf.br/index.php/edufoco/article/view/35815pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-5618-7455pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-6779-8278pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-6531-0865pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-1997-2611pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Periódico



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.