Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/71564
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dc.creatorDayenne Godoy Pellucci Macielpt_BR
dc.creatorJuliana Carvalho Tavarespt_BR
dc.creatorSanter Alvares de Matospt_BR
dc.date.accessioned2024-07-25T20:14:04Z-
dc.date.available2024-07-25T20:14:04Z-
dc.date.issued2022-12-27-
dc.citation.volume6pt_BR
dc.citation.spage65pt_BR
dc.citation.epage86pt_BR
dc.identifier.issn2527-2624pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/71564-
dc.description.abstractResearchers have been searching for active methodologies to improve autonomy and learning for students. Therefore, our study has the objective to elaborate and evaluate, from a neuroscience perspective, a didactic game for the study of mixing separation for students in the sixth year of Middle School. We used a qualitative methodology and five sixth-year students and their science teacher from a municipal school in Contagem participated in the study. The initial stages included the development and pilot application of the didactic game. The data collection occurred by semi-structured interviews with the teacher and students. In the data analysis, two aspects of social cognition were observed that were provided by game: cooperation and competition. The game made it possible to exercise concentrated attention and aroused interest and engagement. In the interview, the students expressed that the didactic game provided an experience in the school environment. The game proved to be a teaching tool that can help in the study and learning of mixing separation.pt_BR
dc.description.resumoPesquisadores têm buscado por metodologias ativas para ajudar a promover autonomia e aprendizado dos estudantes. Desta forma, nosso trabalho tem o objetivo de elaborar e avaliar, na perspectiva da neurociência, um jogo didático na temática separação de misturas para estudantes do sexto ano do Ensino Fundamental. Utilizamos metodologia qualitativa e participaram do estudo cinco estudantes do sexto ano e o respectivo professor de ciências, de uma escola municipal de Contagem. As etapas iniciais do estudo incluíram o desenvolvimento e a aplicação-teste do jogo didático. A produção de dados ocorreu por entrevistas semiestruturadas com professores e estudantes. Na análise dos dados foram observados dois aspectos da cognição social proporcionados pelo jogo: cooperação e competição. O jogo possibilitou exercitar a atenção concentrada e despertou o interesse e o engajamento. Na entrevista, os estudantes expressaram que o jogo propiciou uma agradável experiência no ambiente escolar. O jogo mostrou-se como instrumento de ensino que auxiliou no estudo e aprendizagem do conteúdo de separação de misturas.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICB - DEPARTAMENTO DE FISIOLOGIA E BIOFÍSICApt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Electrônica Ludus Scientiaept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.otherJogos pedagógicospt_BR
dc.subject.otherNeurociênciaspt_BR
dc.subject.otherCiências - Ensinopt_BR
dc.subject.otherEmulsõespt_BR
dc.titleContribuição da neurociência para a construção do jogo separação de misturaspt_BR
dc.title.alternativeContribution of neuroscience to the construction of the game separação de misturaspt_BR
dc.title.alternativeContribución de la neurociencia a la construcción del juego separación de mezclaspt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://revistas.unila.edu.br/relus/article/view/3647/3212pt_BR
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