Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/71740
Type: Dissertação
Title: O Gregório vai à sala de aula: a construção discursiva da argumentação na escola por meio de vídeos de repercussão midiática
Other Titles: Gregório goes to the classroom: the discursive construction of argumentation at school through media repercussion videos
Authors: Ronan José Gomes
First Advisor: Leiva de Figueiredo Viana Leal
First Referee: Adriane Teresinha Sartori
Second Referee: Paulo Roberto Gonçalves Segundo
Abstract: A presente pesquisa aborda o ensino da argumentação na escola a partir de uma perspectiva interacional, discursiva e dialógica, como objeto de ensino de Língua Portuguesa. O objetivo central foi desenvolver um projeto didático de aprendizagem a partir de vídeos de repercussão midiática, sobretudo com apoio no programa Greg News, para o ensino de estratégias argumentativas, contribuindo, assim, com a formação de competências discursivas nos educandos. A proposta motivou-se no fato amplamente divulgado: o de grande parte dos alunos concluírem o ensino fundamental sem a consolidação de habilidades argumentativas, e mesmo sem um conhecimento básico sobre o funcionamento desse discurso. Motivou-se também pela angústia experimentada de anos em sala de aula, exercendo a docência e testemunhando as carências apresentadas pelos discentes em suas aprendizagens, acompanhado pelo desejo deste docente em buscar aperfeiçoamento profissional na área de atuação, tendo em vista a melhora nas práticas de ensino e aprendizagem. Outra motivação vem do momento histórico em que, imersas que estão as sociedades nas culturas digitais, a escola precisa urgentemente se adequar aos novos contextos e paradigmas de informação e comunicação, dadas as novas exigências de formação cidadã que o momento apresenta. A pergunta que norteou este trabalho foi: Como desenvolver um projeto de ensino por meio de vídeos a contribuir para o desenvolvimento de habilidades discursivo-argumentativas nos alunos? Para obter respostas, este trabalho trilhou o caminho característico da pesquisa qualitativa, de intervenção, a ser aplicada em momento posterior, dado que a prática seguida de reflexão é a sua característica mais importante. O produto educacional desta pesquisa constitui-se de um projeto didático dividido em quatro módulos didáticos compostos por oficinas de leitura, análise e produção escrita, com base em vídeos midiáticos e uma charge e em uma proposta final de produção oral em debate livre. O referencial teórico dessa pesquisa baseia-se nos estudos sobre argumentação no discurso de Ruth Amossy (2020), nas teorias da argumentação e da retórica de Chaim Perelman e Olbrechts-Tyteca (2005) e de Reboul (1998), na perspectiva dialógica da linguagem de Bakhtin (1997, 2006), na perspectiva interacional da argumentação de Christian Plantin (2008) e nos estudos da argumentação como prática social de Piris (2021), além de Fiorin (2018).
Abstract: This research addresses the teaching of argumentation at school from an interactional, discursive and dialogical perspective, as an object of Portuguese language teaching. The central objective was to develop a didactic learning project based on media coverage videos, especially with support from the Greg News program, to teach argumentative strategies, thus contributing to the formation of discursive skills in students. The proposal was motivated by the widely publicized fact that a large proportion of students’ complete elementary school without consolidating argumentative skills, and even without basic knowledge about how this discourse works. It was also motivated by the anguish experienced from years in the classroom teaching and witnessing the shortcomings presented by students in their learning, accompanied by this teacher's desire to seek professional development in the area of activity with a view to improving teaching practices and learning. Another motivation comes from the historical moment in which, immersed as societies are in digital cultures, schools urgently need to adapt to new contexts and paradigms of information and communication, given the new demands for citizenship training that the moment presents. The question that guided this work was: How to develop a teaching project using videos to contribute to the development of discursive-argumentative skills in students? To obtain answers, this work followed the characteristic path of qualitative research, of intervention to be applied at a later time, given that practice followed by reflection is its most important characteristic. The educational product of this research consists of a didactic project divided into four didactic modules composed of reading, analysis and written production workshops, based on media videos and a cartoon, and a final proposal for oral production in free debate. The theoretical framework of this research is based on studies on argumentation in the speech of Ruth Amossy (2020), on the theories of argumentation and rhetoric of Chaim Perelman and Olbrechts-Tyteca (2005) and Reboul (1998), on the dialogical perspective of language by Bakhtin (1997, 2006), in the interactional perspective of argumentation by Christian Plantin (2008) and in the studies of argumentation as a social practice by Piris (2021), in addition to Fiorin (2018).
Subject: Greg News (Programa de televisão)
Língua Portuguesa – Estudo e ensino
Professores – Formação
Estratégia discursiva
Ensino auxiliado por computador
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FALE - FACULDADE DE LETRAS
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Letras
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/71740
Issue Date: 26-Mar-2024
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