Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/71875
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Sara Del Carmen Rojo de la Rosapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9036774611793986pt_BR
dc.contributor.referee1Marcos Antônio Alexandrept_BR
dc.contributor.referee2Adélia Aparecida da Silva Carvalhopt_BR
dc.creatorSergio Parreiras Abrittapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7965871748554035pt_BR
dc.date.accessioned2024-07-26T14:36:10Z-
dc.date.available2024-07-26T14:36:10Z-
dc.date.issued2024-05-29-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/71875-
dc.description.abstractThis dissertation is dedicated to investigating the relationship between literature and dramaturgy, in dialogue with the contemporary theatrical scene, based on the novel Ardiente paciencia ou El cartero de Neruda, by Antonio Skármeta. After the analysis of Skármeta's work, with the indication of the possible influences of the dramatic in its composition, as well as historically researched the periods related to the Brazilian coup of 1964 and Chilean coup of 1973, it went to the search, in the light of Didi-Huberman's studies on Aby Warburg's collection of images, for a dramatic language that would provide an approximation between these historical times, with the objective of pointing out, through the theater, possible similarities and differences between both, their developments and possible reflections in the recent anti-democratic movements occurred in Brazil. With the contribution of studies concerning the phenomenon of rewriting and research on contemporary dramaturgy, especially of Jean-Pierre Sarrazac and his concepts of rapsodic overflow and de-dramatization, theatrical poetics called lecture-performance has shown itself able to establish a dynamic dialogue between heterogeneous times and places and to promote a critical reflection on them. The text contained in the dissertation, elaborated within the language of the lectureperformance, was anchored in the juxtaposition of reports and images without any temporal or spatial linearity, with textual sequences assembled in a succession of autonomous moments, in the manner of the Warburgian atlas Mnemosyne. It was concluded that the lecture-performance artistic practice, uniting the discursive with the performative, contributed to the proposition of questions to the archives presented and to the audience, provoking the listening and contemplating the chance. It has also allowed the destabilization of the boundaries between the real and the fictional and the production of sensitive knowledge, which summons imagination more than reason.pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação se dedica a investigar a relação entre a literatura e a dramaturgia, em diálogo com a cena teatral contemporânea, a partir do romance Ardiente paciencia ou El cartero de Neruda, de Antonio Skármeta. Realizada a análise da obra de Skármeta, com a indicação das possíveis influências do dramático na sua composição, bem como pesquisados historicamente os períodos relativos aos golpes brasileiro de 1964 e chileno de 1973, passou-se à procura, à luz dos estudos de Didi-Huberman sobre a coleção de imagens de Aby Warburg, de uma linguagem dramática que propiciasse uma aproximação entre esses tempos históricos, com o objetivo de apontar, por meio do teatro, possíveis semelhanças e aporias entre ambos, seus desdobramentos e eventuais reflexos nos recentes movimentos antidemocráticos ocorridos no Brasil. Com a contribuição de estudos referentes ao fenômeno da reescrita e de pesquisas sobre a dramaturgia contemporânea, especialmente de Jean-Pierre Sarrazac e seus conceitos de transbordamento rapsódico e de desdramatização, a poética teatral denominada palestra-performance mostrou-se apta a estabelecer um diálogo dinâmico entre tempos e lugares heterogêneos e a promover sobre eles uma reflexão crítica. O texto constante da dissertação, elaborado dentro da linguagem da palestra-performance, ancorou-se na justaposição de relatos e imagens sem qualquer linearidade temporal ou espacial, com sequências textuais montadas em uma sucessão de momentos autônomos, à maneira do atlas warburguiano Mnemosyne. Concluiu-se que a prática artística palestra-performance, unindo o discursivo ao performático, contribuiu para a propositura de questões aos arquivos apresentados e ao público, provocando a escuta e contemplando o acaso. Permitiu, ainda, a desestabilização das fronteiras entre o real e o ficcional e a produção de saberes sensíveis, que convocam a imaginação mais do que a razão.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFALE - FACULDADE DE LETRASpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos Literáriospt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArdiente pacienciapt_BR
dc.subjectLiteratura e dramaturgiapt_BR
dc.subjectDitaduras latinoamericanaspt_BR
dc.subjectAtlas warburguianopt_BR
dc.subjectPalestra-performancept_BR
dc.subjectIntermidialidadept_BR
dc.subject.otherSkármeta, Antônio, 1940- – Ardiente paciencia – Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.otherFicção chilena – História e críticapt_BR
dc.subject.otherTeatro (Literatura) – Técnicapt_BR
dc.subject.otherDitadura na literaturapt_BR
dc.subject.otherChile – Política e governo – 1973-1990pt_BR
dc.subject.otherBrasil – Política e governo – 1964-1985pt_BR
dc.titleArdiente paciencia: uma dramaturgia possívelpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARDIENTE PACIENCIA_uma dramaturgia possível.pdf1.45 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.