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http://hdl.handle.net/1843/72090
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Escola e Conselho Tutelar: sentidos construídos pelas famílias, crianças e adolescentes |
Título(s) alternativo(s): | School and Tutorial Council: senses built by families, children and adolescents |
Autor(es): | Islaine Natália Demétrio Maria Amália de Almeida Cunha |
Resumen: | Este artigo tem por objetivo compreender os sentidos que as famílias, as crianças e os adolescentes de uma escola do Ensino Fundamental da rede municipal de Belo Horizonte atribuem às instituições Escola e Conselho Tutelar (CT), considerando as relações estabelecidas entre elas e a interferência dessas relações nos processos educativos escolares. Investigamos como se constituem as configurações familiares das crianças e dos adolescentes encaminhadas ao CT. Para a análise, baseamo-nos em alguns autores, entre eles Carvalho e Ristum (2013) e Thin (2006). Realizamos entrevistas compreensivas com familiares das crianças e dos adolescentes atendidos pelo CT. Os resultados derivados das incursões a campo indicaram a necessidade de aproximação dos contextos familiares, a fim de compreendermos o lugar que esses atores ocupam na tríade família-escola-CT, atentando para o fato de que os encaminhamentos feitos ao CT interferem nas relações cotidianas entre essas duas instâncias de socialização e nos processos educativos escolares. |
Abstract: | This article aims to understand the meanings that families, children and adolescents of a elementary school of the municipal network of Belo Horizonte, attribute to the institutions school and Guardian Council (TC), considering the relationships established between them and the interference of these relationships in the educational processes of the school. We investigate how the family configurations of children and adolescents referred to the TC are constituted. We based on some authors, including Carvalho and Ristum (2013) and Thin (2006). We conducted comprehensive interviews with family members of children and adolescents attended by the TC. These field incursions indicated the need for approximation of family contexts, in order to understand the place that these actors occupy in the family-school-CT triad and that the referrals made to the TC interfere in the daily relations between these two instances of socialization and in the educational processes school. |
Asunto: | Crianças e adolescentes Escolas |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | FAE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Identificador DOI: | https://doi.org/10.47208/sd.v28i3.2996 |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/72090 |
Fecha del documento: | 31-dic-2022 |
metadata.dc.url.externa: | https://revistas.ucpel.edu.br/rsd/article/view/2996 |
metadata.dc.relation.ispartof: | Sociedade em Debate |
Aparece en las colecciones: | Artigo de Periódico |
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