Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/72111
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Contribuições para a avaliação da extensão universitária: a experiência do programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil 1822/2022 da Faculdade de Educação/UFMG
Título(s) alternativo(s): Contributions to the evaluation of university extension: the experience of the program Pensar a Educação, Pensar o Brasil 1822/2022 of the Faculty of Education/UFMG
Autor(es): Monica Abranches Fernandes
Resumo: Esse trabalho é resultado da pesquisa de Avaliação do Programa de Extensão Pensar a Educação, Pensar o Brasil 1822/2022 (PEPB), vinculado à Faculdade de Educação da UFMG. A avaliação, fundamentada nas legislações e na Política Nacional de Extensão Universitária (2012), tratou da avaliação institucional e de impacto do Programa verificando a sua eficácia, eficiência e efetividade. Esse estudo de caso se baseou em 2 grandes eixos – desenvolver o estado da arte na temática da avaliação da extensão e a produção de indicadores e de uma metodologia de pesquisa para a análise de Programas de Extensão, abordando o público interno e externo à universidade e identificando o perfil de sua gestão. Essa avaliação qualitativa, quantitativa e participativa foi pensada para verificar o cumprimento dos requisitos de indissociabilidade, interdisciplinaridade, de impacto na formação dos estudantes e capacidade de diálogo e transformação da sociedade, além de verificar se foram alcançados os objetivos e metas propostos no projeto original do Programa PEPB em 2007 (SIEX/UFMG). A metodologia criada por esse estudo pode ser replicada a outras experiências de extensão no Brasil.
Abstract: This work is the result of the evaluation research of the Programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil 1822/2022 (PEPB), linked to the Faculty of Education at UFMG. The evaluation, based on legislation and Política Nacional de Extensão Universitária, dealt with the institutional and impact assessment of the Program, verifying its effectiveness, efficiency and effectiveness. This case study was based on 2 aims axes – to develop the state of the art in the theme of extension evaluation and the production of indicators and a research methodology for the analysis of extensions programs, approaching the internal and external public of the university and identifying the profile of its management. This qualitative, quantitative and participatory evaluation was designed verify compliance with the requirements of inseparability, interdisciplinarity, impact n student training and capacity for dialogue and transformation of Society, in addition to verifying the objectives and goals proposed in the original project of the PEPB in 2007 (SIEX/UFMG). The methodology created by this study can be replicated in the other extension experiences in Brazil.
Assunto: Extensão universitária
Ensino superior
Avaliação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/72111
Data do documento: 25-Jul-2022
metadata.dc.url.externa: https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/8064
metadata.dc.relation.ispartof: Revista Conexão ComCiência
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