Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/72111
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dc.creatorMonica Abranches Fernandespt_BR
dc.date.accessioned2024-07-30T17:00:07Z-
dc.date.available2024-07-30T17:00:07Z-
dc.date.issued2022-07-25-
dc.citation.volume2pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.citation.spage1pt_BR
dc.citation.epage22pt_BR
dc.identifier.issn2763-5848pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/72111-
dc.description.abstractThis work is the result of the evaluation research of the Programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil 1822/2022 (PEPB), linked to the Faculty of Education at UFMG. The evaluation, based on legislation and Política Nacional de Extensão Universitária, dealt with the institutional and impact assessment of the Program, verifying its effectiveness, efficiency and effectiveness. This case study was based on 2 aims axes – to develop the state of the art in the theme of extension evaluation and the production of indicators and a research methodology for the analysis of extensions programs, approaching the internal and external public of the university and identifying the profile of its management. This qualitative, quantitative and participatory evaluation was designed verify compliance with the requirements of inseparability, interdisciplinarity, impact n student training and capacity for dialogue and transformation of Society, in addition to verifying the objectives and goals proposed in the original project of the PEPB in 2007 (SIEX/UFMG). The methodology created by this study can be replicated in the other extension experiences in Brazil.pt_BR
dc.description.resumoEsse trabalho é resultado da pesquisa de Avaliação do Programa de Extensão Pensar a Educação, Pensar o Brasil 1822/2022 (PEPB), vinculado à Faculdade de Educação da UFMG. A avaliação, fundamentada nas legislações e na Política Nacional de Extensão Universitária (2012), tratou da avaliação institucional e de impacto do Programa verificando a sua eficácia, eficiência e efetividade. Esse estudo de caso se baseou em 2 grandes eixos – desenvolver o estado da arte na temática da avaliação da extensão e a produção de indicadores e de uma metodologia de pesquisa para a análise de Programas de Extensão, abordando o público interno e externo à universidade e identificando o perfil de sua gestão. Essa avaliação qualitativa, quantitativa e participativa foi pensada para verificar o cumprimento dos requisitos de indissociabilidade, interdisciplinaridade, de impacto na formação dos estudantes e capacidade de diálogo e transformação da sociedade, além de verificar se foram alcançados os objetivos e metas propostos no projeto original do Programa PEPB em 2007 (SIEX/UFMG). A metodologia criada por esse estudo pode ser replicada a outras experiências de extensão no Brasil.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS APLICADAS À EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Conexão ComCiênciapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectExtensão universitáriapt_BR
dc.subjectAvaliação de projetopt_BR
dc.subjectUniversidadept_BR
dc.subjectEnsino Superiorpt_BR
dc.subject.otherExtensão universitáriapt_BR
dc.subject.otherEnsino superiorpt_BR
dc.subject.otherAvaliaçãopt_BR
dc.titleContribuições para a avaliação da extensão universitária: a experiência do programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil 1822/2022 da Faculdade de Educação/UFMGpt_BR
dc.title.alternativeContributions to the evaluation of university extension: the experience of the program Pensar a Educação, Pensar o Brasil 1822/2022 of the Faculty of Education/UFMGpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/8064pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-2599-2398pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Periódico

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