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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Conhecimento de graduados e graduandos em educação física sobre o autismo
Título(s) alternativo(s): Knowledge of physical education teachers and undergraduate students on autism
Autor(es): Lívia Alípio Penido
Lidiane Aparecida Fernandes
Simara Regina Oliveira Ribeiro
Maicon Rodrigues Albuquerque
Herbert Ugrinowitsch
Guilherme Menezes Lage
Resumen: O professor de educação física, independente da área de atuação, tem um importante papel tanto na identificação das alterações motoras características do Transtorno do Espectro Autista (TEA), como também na prescrição de exercícios físicos adequados como estratégia de promoção da qualidade de vida e desenvolvimento global. Este estudo teve por objetivo analisar o conhecimento de graduados e graduandos em educação física sobre o TEA. Foi aplicado um questionário a 146 participantes, sendo 106 graduados e 40 graduandos de Educação Física. Os resultados encontrados indicam que os graduados e graduandos em Educação Física, de forma geral, não possuem conhecimentos básicos sobre o TEA, assim como sobre o comportamento motor das crianças com TEA. Estes resultados sugerem que uma possível explicação está na formação de profissionais para a educação inclusiva e manejo das diversidades encontradas, sendo ainda um assunto que demanda mais atenção de pesquisadores e de profissionais da área.
Abstract: The physical education teacher, independently of his/her field of action, plays an important role in the identification of usual motor impairments in children with Autism Spectrum Disorder (ASD), as well as in the prescription of proper physical exercises as a strategy to promote quality of life and overall development. This study aims to analyse the knowledge of undergraduate students and teachers of physical education concerning autism disorder. A questionnaire was applied to 106 teachers and 40 students. Overall, the results found revealed that participants have no basic knowledge about ASD, as well as about motor behavior in children with ASD. These findings suggest that formation in physical education is lacking knowledge regarding inclusive education and ways to deal with diversity. Moreover, this subject deserves more research attention.
Asunto: Educação física
Autismo
Transtorno do espectro autista
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: EEF - DEPARTAMENTO DE ESPORTES
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.36311/2674-8681.2016.v17n2.06.p37
URI: http://hdl.handle.net/1843/72187
Fecha del documento: 2016
metadata.dc.url.externa: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/sobama/article/view/6829
metadata.dc.relation.ispartof: Revista da Associação Brasileira de Atividade Motora Adaptada
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