Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/72223
Tipo: Artigo de Periódico
Título: The influence of audience on sensorymotor performance in university students
Título(s) alternativo(s): A influência de plateia sobre o desempenho sensoriomotor de estudantes universitários
Autor(es): Simara Regina de Oliveira Ribeiro
Cristiane Alves Martins
Lidiane Aparecida Fernandes
João Roberto Ventura de Oliveira
Tércio Apolinário-Souza
Guilherme Menezes Lage
Resumen: The present study investigated the influence of audience on the sensorymotor performance in learning the hall of javelin throwing. The experiment was conducted on two separate days, each with a specific condition: 1) with audience (10 attempts); 2) no audience (10 attempts). The 18 students of smaller and higher performance were divided into two groups: disadvantaged (DG) and benefited (BG). The performance and state-anxiety scores (IDATE), the two-way ANOVA and pairwise identified interaction between group and condition, and GP worst performing and most IDATE and GB with better performance and no change in IDATE provided with the audience. In the heart rate, there was no interaction but the main effect for the condition factor for both groups. It can be inferred that the audience influences the sensorymotor performance may cause worsening or improving depend on individual characteristics.
Abstract: O presente estudo investigou a influência de plateia sobre o desempenho sensoriomotor na aprendizagem do arremesso de dardo de salão. O experimento foi conduzido em dois dias distintos, cada um com uma condição específica: 1) com plateia (10 tentativas); 2) sem plateia (10 tentativas). Os 18 universitários de menor e maior desempenho foram divididos em dois grupos: prejudicado (GP) e beneficiado (GB). Nas análises de desempenho e escores de ansiedade-estado (IDATE), a ANOVA two way e pairwise identificaram interação entre grupo e condição, sendo GP com pior desempenho e maior IDATE e GB com melhor desempenho e sem alteração no IDATE na condição com plateia. Já na frequência cardíaca, não houve interação, porém efeito principal para o fator condição para ambos os grupos. Pode-se inferir que, a plateia influencia no desempenho sensoriomotor podendo ocorrer piora ou melhora a depender de características individuais.
Asunto: Sports - psychological aspects
Motor learning
Anxiety
Idioma: eng
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: EEF - DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Identificador DOI: 10.4025/jphyseduc.v28i1.2807
URI: http://hdl.handle.net/1843/72223
Fecha del documento: 2017
metadata.dc.url.externa: https://www.scielo.br/j/jpe/a/kVkx9SbDKFRF6zPBnkhjHgx/abstract/?lang=pt
metadata.dc.relation.ispartof: Journal of Physical Education
Aparece en las colecciones:Artigo de Periódico

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
THE INFLUENCE OF AUDIENCE ON SENSORYMOTOR PERFORMANCE IN.pdf335 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.