Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/72223
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSimara Regina de Oliveira Ribeiropt_BR
dc.creatorCristiane Alves Martinspt_BR
dc.creatorLidiane Aparecida Fernandespt_BR
dc.creatorJoão Roberto Ventura de Oliveirapt_BR
dc.creatorTércio Apolinário-Souzapt_BR
dc.creatorGuilherme Menezes Lagept_BR
dc.date.accessioned2024-07-31T19:41:04Z-
dc.date.available2024-07-31T19:41:04Z-
dc.date.issued2017-
dc.citation.volume28pt_BR
dc.citation.spage1pt_BR
dc.citation.epage9pt_BR
dc.identifier.doi10.4025/jphyseduc.v28i1.2807pt_BR
dc.identifier.issn0103-3948pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/72223-
dc.description.abstractO presente estudo investigou a influência de plateia sobre o desempenho sensoriomotor na aprendizagem do arremesso de dardo de salão. O experimento foi conduzido em dois dias distintos, cada um com uma condição específica: 1) com plateia (10 tentativas); 2) sem plateia (10 tentativas). Os 18 universitários de menor e maior desempenho foram divididos em dois grupos: prejudicado (GP) e beneficiado (GB). Nas análises de desempenho e escores de ansiedade-estado (IDATE), a ANOVA two way e pairwise identificaram interação entre grupo e condição, sendo GP com pior desempenho e maior IDATE e GB com melhor desempenho e sem alteração no IDATE na condição com plateia. Já na frequência cardíaca, não houve interação, porém efeito principal para o fator condição para ambos os grupos. Pode-se inferir que, a plateia influencia no desempenho sensoriomotor podendo ocorrer piora ou melhora a depender de características individuais.pt_BR
dc.description.resumoThe present study investigated the influence of audience on the sensorymotor performance in learning the hall of javelin throwing. The experiment was conducted on two separate days, each with a specific condition: 1) with audience (10 attempts); 2) no audience (10 attempts). The 18 students of smaller and higher performance were divided into two groups: disadvantaged (DG) and benefited (BG). The performance and state-anxiety scores (IDATE), the two-way ANOVA and pairwise identified interaction between group and condition, and GP worst performing and most IDATE and GB with better performance and no change in IDATE provided with the audience. In the heart rate, there was no interaction but the main effect for the condition factor for both groups. It can be inferred that the audience influences the sensorymotor performance may cause worsening or improving depend on individual characteristics.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageengpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEEF - DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICApt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofJournal of Physical Education-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAnálise e desempenho de tarefaspt_BR
dc.subjectEstresse psicológicopt_BR
dc.subjectAnsiedadept_BR
dc.subject.otherSports - psychological aspectspt_BR
dc.subject.otherMotor learningpt_BR
dc.subject.otherAnxietypt_BR
dc.titleThe influence of audience on sensorymotor performance in university studentspt_BR
dc.title.alternativeA influência de plateia sobre o desempenho sensoriomotor de estudantes universitáriospt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://www.scielo.br/j/jpe/a/kVkx9SbDKFRF6zPBnkhjHgx/abstract/?lang=ptpt_BR
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
THE INFLUENCE OF AUDIENCE ON SENSORYMOTOR PERFORMANCE IN.pdf335 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.