Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/72226
Tipo: Artigo de Periódico
Título: O conhecimento do professor de educação física sobre aprendizagem motora
Título(s) alternativo(s): The knowledge of the physical education teacher about motor learning
Autor(es): Nathálya Gardênia de Holanda Marinho Nogueira
Diego Augusto Paulon
Bárbara de Paula Ferreira
Lidiane Aparecida Fernandes
Guilherme Menezes Lage
Resumo: O objetivo deste estudo foi investigar o nível de conhecimento de graduados e graduandos em Educação Física sobre Aprendizagem Motora. Para isso, foi elaborado um questionário com 20 questões, sendo a primeira parte relacionada à identificação dos participantes e a segunda relacionada à Aprendizagem Motora. A análise foi feita com base na frequência de respostas dos participantes. A maioria dos participantes afirmou que sabiam o que era Aprendizagem Motora. No en tanto, exibiram dificuldades em relação a algumas informações sobre a parte teórica. Além disso, os participantes apresentaram dificuldade em responder questões relacionadas aos fatores que influenciam a aprendizagem motora. Apesar do conhecimento sobre a temática contribuir efetivamente na forma pela qual o professor de educação física planeja e conduz as suas aulas, os participantes apresentaram impasses em responder às questões.
Abstract: The study aimed to investigate the level of knowledge of undergraduate and graduate students in physical education on Motor Learning. For this, a questionnaire with 20 questions was elaborated, the first part related to the identification of the participants and the second related to Motor Learning. The analysis was made based on the frequency of responses from the participants. Most of the participants stated that they knew what Motor Learning was. However, they showed difficulties about some information about the theoretical part. Also, the participants had difficulty in answering questions related to the factors that influence motor learning. Despite the knowledge about the theme effectively contributing to the way the physical education teacher plans and conducts his classes, the participants presented impasses in answering the questions.
Assunto: Educação física
Professores de educação física
Aprendizagem motora
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: EEF - DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: 10.5216/rpp.v24.64487
URI: http://hdl.handle.net/1843/72226
Data do documento: 2021
metadata.dc.url.externa: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/64487/36390
metadata.dc.relation.ispartof: Pensar a Prática
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O conhecimento do professor de educação física sobre aprendizagem motora.pdf267.62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.