Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/72262
Tipo: Dissertação
Título: O ensino do voleibol no CEEP PIO XII: além do esporte, um olhar sobre os sujeitos
Título(s) alternativo(s): Teaching volleyball at CEEP PIO XII: beyond the sport, a look at the subjects.
Autor(es): Alexandra Macêdo de Almeida
Primeiro Orientador: Ivana Montandon Soares Aleixo
Primeiro membro da banca : Admir Soares de Almeida
Segundo membro da banca: Temistocles Damasceno Silva
Resumo: Essa pesquisa foi realizada com a pretensão de narrrar a prática da modalidade voleibol no CEEP PIO XII, em Jaguaquara-Bahia, direcionando o olhar sobre os sujeitos participantes. A intervenção foi qualitativa descritiva exploratória, por meio de pesquisa narrativa, que teve como objetivo investigar e narrar a experiência da prática pedagógica do voleibol e os efeitos de sua prática na vida de estudantes e egressos. A metodologia pautou-se por meio de aplicação de questionário, com perguntas fechadas, abertas e semiabertas, cuja análise será a proposta por Bardin (2004), que visou narrar as possibilidades de trabalho da prática do voleibol no CEEP PIO XII. A amostra foi composta por alunos e egressos especificamente dessa comunidade escolar. Através da realização do estudo, pudemos conhecer dados relevantes sobre a participação dos voluntários, identificando, assim, pontos positivos e negativos. Os resultados indicam que, em sua maioria, os participantes consideram importante participar das aulas, enfatizando os aspectos sociais e emocionais como sendo os mais relevantes. Além disso, os envolvidos apontaram que os pontos negativos referem-se principalmente às condições dos espaços e falta de recursos para a realização das aulas/treinos. Espera-se com esse estudo ofertar à comunidade, como produto final, um portfólio que mostrará a trajetória da prática do voleibol no CEEP PIO XII, e as implicações na vida escolar e pessoal narrada por seus participantes, bem como na possibilidade de contribuição na investigação e reflexão sobre a prática docente, possibilitando melhorias e incentivando estudos posteriores.
Abstract: This research was carried out with the intention of narrating the practice of volleyball at CEEP PIO XII, in Jaguaquara-Bahia, focusing on the participating subjects. The intervention was qualitative, descriptive, exploratory, through narrative research, which aimed to investigate and narrate the experience of the pedagogical practice of volleyball and the effects of its practice on the lives of students and graduates. The methodology was based on the application of a questionnaire, with closed, open and semi-open questions, the analysis of which will be the proposal of Bardin (2004), which aims to narrate the work possibilities of volleyball practice at CEEP PIO XII. The sample was made up of students and graduates specifically from this school community. By carrying out the study, we were able to learn relevant data about the participation of volunteers, thus identifying positive and negative points. The results indicate that, for the most part, participants are important in classes, emphasizing the social and emotional aspects as being the most relevant. Furthermore, the interviewees pointed out that the negative points mainly referred to the conditions of the spaces and the lack of resources to carry out classes/training. This study is expected to be offered to the community, as a final product, a portfolio that will show the trajectory of volleyball practice at CEEP PIO XII, and the implications for school and personal life narrated by its participants, as well as the possibility of contributing to the investigation and reflection on teaching practice, enabling improvements and encouraging further studies.
Assunto: aspectos sociais
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: EEFFTO - ESCOLA DE EDUCAÇÃO FISICA, FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação Física - Mestrado Profissional
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/72262
Data do documento: 16-Jun-2023
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Alexandra Macedo_dissertação.pdf2.9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons