Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/72267
Type: Artigo de Periódico
Title: Síntese sistemática de pesquisas sobre práticas pedagógicas no Brasil: uma análise da produção acadêmica dos Programas de Pós-Graduação em Educação conceito 7 Capes (2006-2015)
Other Titles: Systematic synthesis of research on pedagogical practices in Brazil: an analysis of the academic production of the Graduate Programs in Education Capes grade 7 (2006-2015)
Authors: Júlio Emílio Diniz-pereira
Abstract: O propósito deste artigo é apresentar e discutir os resultados de uma síntese sistemática de pesquisas sobre práticas pedagógicas por meio da análise de resumos de teses e de dissertações sobre docência e/ou formação de professores defendidas entre 2006 e 2015, em Programas de Pós-Graduação em Educação no Brasil que receberam Conceito 7 na avaliação trienal de 2013 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Procurou-se seguir, neste estudo, as sete etapas definidas pelo autor britânico David Gough, para uma revisão ou síntese sistemática de pesquisa. Os achados e as conclusões das pesquisas sintetizados nos resumos dos trabalhos que fizeram parte desta metapesquisa ensinaram muitas lições sobre as práticas pedagógicas. O artigo destaca a necessidade de procedimentos éticos – para além de ações meramente protocolares – para as pesquisas sobre práticas pedagógicas e que estes também sirvam para o aumento da validação científica das investigações acadêmicas e, ao mesmo tempo, como estratégia para o desenvolvimento profissional docente.
Abstract: The purpose of this article is to present and discuss the results of a systematic synthesis of research on pedagogical practices through the analysis of abstracts of dissertations and theses on teaching and/or teacher education defended between 2006 and 2015 in the Graduate Programs in Education in Brazil that received Grade 7 in the 2013 triennial evaluation of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES). In this study, it was sought to follow the seven steps defined by the British author David Gough, for a systematic review or synthesis of research. The research findings and conclusions summarized in the abstracts of the dissertations and theses that were part of this meta-research taught many lessons about pedagogical practices. The article highlights the need for ethical procedures – beyond merely protocol actions – for research on pedagogical practices and that they also serve to increase the scientific validation of academic investigations and, at the same time, as a strategy for professional teaching development.
Subject: Práticas pedagógicas
Pesquisas
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO
FAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.17.19601.032
URI: http://hdl.handle.net/1843/72267
Issue Date: 19-Feb-2022
metadata.dc.url.externa: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/19601
metadata.dc.relation.ispartof: Práxis Educativa
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Síntese sistemática de pesquisas sobre práticas pedagógicas no Brasil.pdf485.09 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.