Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/72310
Tipo: Dissertação
Título: Potencialidades e limites da utilização do GeoGebra em dispositivos móveis em aulas de geometria para os estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental
Título(s) alternativo(s): Potentials and limits of using GeoGebra on mobile devices in geometry classes for 7th year elementary school students
Autor(es): Leandro Augusto Rodrigues Araújo
Primeiro Orientador: Teresinha Fumi Kawasaki
Primeiro membro da banca : Keli Cristina Conti
Segundo membro da banca: Diego Eduardo Lieban
Terceiro membro da banca: Aniura Milanes Barrientos
Resumo: Esta pesquisa buscou verificar as potencialidades e os limites da utilização do software GeoGebra em dispositivos móveis, a partir de uma intervenção pedagógica que propôs a resolução de atividades exploratórias de Geometria, desenhadas com o objetivo de instigar a investigação matemática sobre a condição de existência dos triângulos, por parte dos estudantes de uma turma do 7º ano do Ensino Fundamental II. As atividades desta pesquisa foram pensadas de forma a incluir o celular como um recurso que fosse utilizado nas atividades, favorecendo a produção do conhecimento, ao mesmo tempo em que estimulasse a participação dos estudantes e possibilitasse novos olhares para as aulas de Matemática. Este trabalho apresenta resultados a partir de uma pesquisa qualitativa, realizada na escola da rede estadual de ensino de Minas Gerais. Buscou-se entender como a utilização do celular junto com o software GeoGebra pode potencializar a compreensão, por parte dos estudantes, das condições de existência dos triângulos. Os dados foram coletados com base na observação participante, em gravações em áudio e vídeo das atividades respondidas pelos estudantes e em entrevistas. A pesquisa foi feita por meio do estudo de diversos autores, com destaque para João Pedro da Ponte e Marcelo Borba. A partir da análise dos dados foi possível concluir que o software GeoGebra facilita e agiliza as testagens e validações das proposições que os estudantes criam, porém, é necessário que os estudantes tenham o dispositivo e, dependendo da escola, tenham também o acesso à internet por conta própria. Além disso, durante a análise dos dados, algumas situações foram evidenciadas pelos estudantes, outras percebidas pelos pesquisadores que contribuíram para uma visão mais afetiva e humanizada do ambiente escolar. Desenvolveu-se um recurso educativo, por meio de um livro virtual, com as atividades deste estudo, assim como suas análises e conclusões.
Abstract: This research investigated the potentialities and limits of using the GeoGebra software on mobile devices, in exploratory Geometry activities, based on the responses of 7th grade students to a pedagogical intervention in geometry classes. The activities of this research were designed in such a way as to include the cell phone as a resource that works together with the activities, favoring the production of knowledge, at the same time that it stimulates the participation of the students and allows new perspectives for the mathematics classes. This work presents results from a qualitative research, carried out in the public school in the city of Belo Horizonte, MG, Brazil. We seek to understand how the use of cell phones, along with the GeoGebra software, can enhance students' understanding of the conditions of existence of triangles. Data were collected from participant observation, audio and video recordings, activities answered by students and interviews. The research was carried out based on the study of several authors, with emphasis on João Pedro da Ponte and Marcelo Borba. From the data analysis it was possible to conclude that the GeoGebra software facilitates and speeds up the testing and validation of propositions that students create, but it is necessary for students to have the device and, depending on the school, also have access to the internet on their own. In addition, during data analysis, some situations were highlighted by the students, others perceived by us, and contributed to a more affective and humanized view of the school environment. We developed an educational resource, through a virtual booklet, with the activities of this study, as well as its analyzes and conclusions.
Assunto: Educação
Matemática (Ensino fundamental) - Estudo e ensino
Geometria - Estudo e ensino (Ensino fundamental)
Intervenção pedagógica
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/72310
Data do documento: 6-Out-2023
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