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dc.contributor.advisor1Teresinha Fumi Kawasakipt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5180532373982404pt_BR
dc.contributor.referee1Keli Cristina Contipt_BR
dc.contributor.referee2Diego Eduardo Liebanpt_BR
dc.contributor.referee3Aniura Milanes Barrientospt_BR
dc.creatorLeandro Augusto Rodrigues Araújopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9772208144752257pt_BR
dc.date.accessioned2024-08-02T11:52:21Z-
dc.date.available2024-08-02T11:52:21Z-
dc.date.issued2023-10-06-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/72310-
dc.description.abstractThis research investigated the potentialities and limits of using the GeoGebra software on mobile devices, in exploratory Geometry activities, based on the responses of 7th grade students to a pedagogical intervention in geometry classes. The activities of this research were designed in such a way as to include the cell phone as a resource that works together with the activities, favoring the production of knowledge, at the same time that it stimulates the participation of the students and allows new perspectives for the mathematics classes. This work presents results from a qualitative research, carried out in the public school in the city of Belo Horizonte, MG, Brazil. We seek to understand how the use of cell phones, along with the GeoGebra software, can enhance students' understanding of the conditions of existence of triangles. Data were collected from participant observation, audio and video recordings, activities answered by students and interviews. The research was carried out based on the study of several authors, with emphasis on João Pedro da Ponte and Marcelo Borba. From the data analysis it was possible to conclude that the GeoGebra software facilitates and speeds up the testing and validation of propositions that students create, but it is necessary for students to have the device and, depending on the school, also have access to the internet on their own. In addition, during data analysis, some situations were highlighted by the students, others perceived by us, and contributed to a more affective and humanized view of the school environment. We developed an educational resource, through a virtual booklet, with the activities of this study, as well as its analyzes and conclusions.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa buscou verificar as potencialidades e os limites da utilização do software GeoGebra em dispositivos móveis, a partir de uma intervenção pedagógica que propôs a resolução de atividades exploratórias de Geometria, desenhadas com o objetivo de instigar a investigação matemática sobre a condição de existência dos triângulos, por parte dos estudantes de uma turma do 7º ano do Ensino Fundamental II. As atividades desta pesquisa foram pensadas de forma a incluir o celular como um recurso que fosse utilizado nas atividades, favorecendo a produção do conhecimento, ao mesmo tempo em que estimulasse a participação dos estudantes e possibilitasse novos olhares para as aulas de Matemática. Este trabalho apresenta resultados a partir de uma pesquisa qualitativa, realizada na escola da rede estadual de ensino de Minas Gerais. Buscou-se entender como a utilização do celular junto com o software GeoGebra pode potencializar a compreensão, por parte dos estudantes, das condições de existência dos triângulos. Os dados foram coletados com base na observação participante, em gravações em áudio e vídeo das atividades respondidas pelos estudantes e em entrevistas. A pesquisa foi feita por meio do estudo de diversos autores, com destaque para João Pedro da Ponte e Marcelo Borba. A partir da análise dos dados foi possível concluir que o software GeoGebra facilita e agiliza as testagens e validações das proposições que os estudantes criam, porém, é necessário que os estudantes tenham o dispositivo e, dependendo da escola, tenham também o acesso à internet por conta própria. Além disso, durante a análise dos dados, algumas situações foram evidenciadas pelos estudantes, outras percebidas pelos pesquisadores que contribuíram para uma visão mais afetiva e humanizada do ambiente escolar. Desenvolveu-se um recurso educativo, por meio de um livro virtual, com as atividades deste estudo, assim como suas análises e conclusões.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação e Docênciapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/pt/*
dc.subjectGeoGebrapt_BR
dc.subjectCelularpt_BR
dc.subjectAtividades exploratóriaspt_BR
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.subjectCondição de existência de um triângulopt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherMatemática (Ensino fundamental) - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherGeometria - Estudo e ensino (Ensino fundamental)pt_BR
dc.subject.otherIntervenção pedagógicapt_BR
dc.titlePotencialidades e limites da utilização do GeoGebra em dispositivos móveis em aulas de geometria para os estudantes do 7º ano do Ensino Fundamentalpt_BR
dc.title.alternativePotentials and limits of using GeoGebra on mobile devices in geometry classes for 7th year elementary school studentspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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