Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/72311
Tipo: Tese
Título: Desigualdades de trajetórias educacionais na educação básica brasileira
Título(s) alternativo(s): Education trajectories inequalities in brazilian basic education
Autor(es): Isis Arantes Maciel de Souza
primer Tutor: Flávia Pereira Xavie
primer miembro del tribunal : Mariane Campelo Koslinski
Segundo miembro del tribunal: José Francisco Soares
Tercer miembro del tribunal: Maria Teresa Gonzaga Alves
Cuarto miembro del tribunal: Raquel Rangel de Meireles Guimaraes
Resumen: A pergunta que esse trabalho se propõe a responder é: as características das escolas produzem efeitos capazes de reduzir as chances de intercorrências nas trajetórias escolares, quando controladas as variáveis individuais dos alunos? Fazemos isso através de uma investigação empírica que utiliza o Censo Escolar respondemos essa pergunta com duas contribuições. A primeira é um desenho do cenário das trajetórias escolares brasileiras na última década. Essa fotografia permite acompanhar e entender ao longo dos anos o funil que é o sistema educacional brasileiro. A segunda está nessas trajetórias colocadas sob três premissas teóricas através de modelos analíticos: o efeito das origens sociais, o efeito de pares e o efeito escola. O objetivo desses modelos foi mapear o objeto de pesquisa para nortear gestores na elaboração de políticas públicas que sejam capazes de aumentar as trajetórias regulares com equidade educacional. O trabalho também discute sobre a imputação de casos ausentes nas bases educacionais e como essa metodologia pode impactar sobre os alunos que deixam de frequentar a escola. Nosso principal resultado é o efeito da formação docente adequada sobre as trajetórias regulares.
Abstract: This work aims to answer the question: do the characteristics of schools produce effects capable of reducing the chances of complications in school trajectories when the individual variables of students are controlled? Through an empirical and quantitative investigation, we answer this question with two contributions. The first is a sketch of the scenario of Brazilian school trajectories in the last decade. This photograph makes it possible to follow and understand the funnel that is the Brazilian educational system over the years. The second is in these trajectories placed under three theoretical premises through analytical models. The objective of the models was to map the research object to guide managers in the elaboration of public policies capable of increasing regular trajectories with educational equity. The main results are the effect of teacher training and regularity on students failing and dropping out of school. The work also discusses the imputation of missing cases in educational databases and how this methodology can impact students who stop attending school. Our main result is the effect of adequate teacher training on regular trajectories.
Asunto: Educação
Educação básica
Censo escolar
Igualdade na educação
Políticas públicas - Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
Tipo de acceso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/72311
Fecha del documento: 25-ago-2023
Aparece en las colecciones:Teses de Doutorado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Tese_Isis_Arantes.pdf5.05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons Creative Commons