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Tipo: Dissertação
Título: Desafios enfrentados por estudantes de licenciatura que se identificam como LGBT na jornada pelo sucesso na esfera profissional
Título(s) alternativo(s): Challenges faced by undergraduate students who identify as LGBT on their journey to success in the professional sphere
Autor(es): Jennifer Perucci de Almeida
Primeiro Orientador: Anna Paula Vencato
Resumo: Essa dissertação apresenta os resultados de uma pesquisa que, dispôs como temática principal os impactos sociais e econômicos que poderiam ser oriundos da orientação sexual de cada indivíduo, na vida de profissionais da educação, mais especificamente, das/dos alunas/os do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Minas Gerais, e como esses fatores afetam o sucesso profissional. O propósito desta pesquisa foi compreender a percepção das/os estudantes sobre o sucesso na área da educação, explorando suas experiências e relatos. Buscou-se, dessa maneira, entender como esses elementos contribuem ou não para a realização pessoal e a busca pelo prestígio social. Se fez necessário também, observar como esses elementos constroem a identidade das/dos professores, tendo como campo de pesquisa os relatos dos atores do estudo. Para isso, foram utilizados estudos teóricos sobre os saberes, poder, gênero, sexualidades, religião e exclusão, baseados em autores como Michel Foucault(1976, 1984, 1996) e Judith Butler(1990). A metodologia utilizada para a análise de dados foi baseada no modelo quali-quantitativo, e o instrumento para coleta de dados das/dos estudantes, se deu através da aplicação de questionários durante as aulas ministradas na Faculdade de Educação da UFMG (FaE). Com essa pesquisa tornou-se possível compreender e analisar os fatores impactantes na construção sociocultural e econômica das/dos estudantes/docentes, buscando soluções para as questões que se apresentam como barreiras no campo de atuação profissional devido à orientação sexual e gênero. Além dos fatores citados anteriormente, foi possível também, entender sobre os diferentes saberes e vivências das/dos estudantes e/ou profissionais em sendo parte da comunidade LGBT, quais os principais desafios dos seus cotidianos, seus medos face à sociedade contemporânea e expectativas para o futuro.
Abstract: This dissertation presents the results of a research project that focused on the social and economic impacts that could arise from the sexual orientation of individuals in the lives of education professionals, specifically the students of the Pedagogy course at the Federal University of Minas Gerais. The study explores how these factors affect professional success. The purpose of this research was to understand the students' perception of success in the field of education by exploring their experiences and accounts. The aim was to comprehend how these elements contribute to or hinder personal fulfillment and the pursuit of social prestige. It was also necessary to observe how these elements shape the identity of teachers, using the narratives of the study participants as the research field. The research relied on theoretical studies on knowledge, power, gender, sexualities, religion, and exclusion, drawing from authors such as Michel Foucault (1976, 1984, 1996) and Judith Butler (1990). The data analysis methodology employed a qualitative-quantitative model, and the instrument for collecting student data involved the administration of questionnaires during classes at the Faculty of Education of UFMG (FaE). Through this research, it became possible to understand and analyze the impactful factors in the sociocultural and economic construction of students and teachers, seeking solutions to issues that present barriers in their professional field due to sexual orientation and gender. In addition to the previously mentioned factors, the study also shed light on the different knowledge and experiences of students and/or professionals as part of the LGBT community, uncovering their main challenges in daily life, fears in contemporary society, and expectations for the future.
Assunto: Educação
Identidade de gênero
Preconceitos
Pessoas LGBTQ+
Sexualidade
Sucesso profissional
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/72312
Data do documento: 31-Out-2023
Término do Embargo: 31-Out-2025
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

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