Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/72351
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Carmen Maria De Caro Martinspt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6320229236444287pt_BR
dc.creatorGeraldo José da Silvapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4639345188420610pt_BR
dc.date.accessioned2024-08-02T14:51:33Z-
dc.date.available2024-08-02T14:51:33Z-
dc.date.issued2011-02-28-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/72351-
dc.description.resumoEsta tese defende a aplicação da abordagem da ciência jurídica de Theodor Viehweg (dogmática/zetética) para complementar e enriquecer a análise epistemológica do ensino de Ciências. A abordagem de Viehweg, utilizada para análise do ensino do Direito, será o referencial teórico para a análise epistemológicas das funções didáticas utilizadas em livros didáticos de química. Aplicamos um desenho metodológico para investigar qual é o papel da visão de ciência desenvolvida na sequência didática de um livro de química. Através da metodologia da análise sequencial pesquisamos como a natureza da ciência explícita (epistemologia declarada) e implícita (epistemologia-em-uso) aparece nas várias categorias didáticas presentes em um livro texto, bem como nas suas transições. Com isso, buscamos pesquisar evidências entre a epistemologia e a didática do ensino de química. Para pesquisar o perfil didático epistemológico no livro didático de química, nossa análise foi realizada a partir da abordagem de Viehweg (dogmática/zetética), Polanyi (conhecimento tácito), Argyris e Schön (teorias-em-uso) e da análise sequencial para identificação de padrão subjacente à tessitura de um livro didático e suas possíveis consequências pedagógicas para a didática das ciências. Aplicamos essa ferramenta de análise em um livro texto de química, a qual permitiu identificar a predominância do perfil didático epistemológico dogmático do livro texto e da função didática aplicação. Analisamos as principais características epistemológicas e didáticas dos livros estudados, bem como as suas possíveis decorrências pedagógicas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectImagem de Ciênciapt_BR
dc.subjectPerfil epistemológicopt_BR
dc.subject.otherViehweg, Theodorpt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherCiências - Métodos de ensinopt_BR
dc.subject.otherQuímica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherLivros didáticospt_BR
dc.titleA abordagem de Viehwig para a análise da imagem de ciência : um estudo sobre o livro didáticopt_BR
dc.typeTesept_BR
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese doutorado final mar 2011.pdf2.86 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.