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http://hdl.handle.net/1843/72351
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Carmen Maria De Caro Martins | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6320229236444287 | pt_BR |
dc.creator | Geraldo José da Silva | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4639345188420610 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-08-02T14:51:33Z | - |
dc.date.available | 2024-08-02T14:51:33Z | - |
dc.date.issued | 2011-02-28 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/72351 | - |
dc.description.resumo | Esta tese defende a aplicação da abordagem da ciência jurídica de Theodor Viehweg (dogmática/zetética) para complementar e enriquecer a análise epistemológica do ensino de Ciências. A abordagem de Viehweg, utilizada para análise do ensino do Direito, será o referencial teórico para a análise epistemológicas das funções didáticas utilizadas em livros didáticos de química. Aplicamos um desenho metodológico para investigar qual é o papel da visão de ciência desenvolvida na sequência didática de um livro de química. Através da metodologia da análise sequencial pesquisamos como a natureza da ciência explícita (epistemologia declarada) e implícita (epistemologia-em-uso) aparece nas várias categorias didáticas presentes em um livro texto, bem como nas suas transições. Com isso, buscamos pesquisar evidências entre a epistemologia e a didática do ensino de química. Para pesquisar o perfil didático epistemológico no livro didático de química, nossa análise foi realizada a partir da abordagem de Viehweg (dogmática/zetética), Polanyi (conhecimento tácito), Argyris e Schön (teorias-em-uso) e da análise sequencial para identificação de padrão subjacente à tessitura de um livro didático e suas possíveis consequências pedagógicas para a didática das ciências. Aplicamos essa ferramenta de análise em um livro texto de química, a qual permitiu identificar a predominância do perfil didático epistemológico dogmático do livro texto e da função didática aplicação. Analisamos as principais características epistemológicas e didáticas dos livros estudados, bem como as suas possíveis decorrências pedagógicas. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.subject | Imagem de Ciência | pt_BR |
dc.subject | Perfil epistemológico | pt_BR |
dc.subject.other | Viehweg, Theodor | pt_BR |
dc.subject.other | Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Ciências - Métodos de ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Química - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Livros didáticos | pt_BR |
dc.title | A abordagem de Viehwig para a análise da imagem de ciência : um estudo sobre o livro didático | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
Appears in Collections: | Teses de Doutorado |
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File | Description | Size | Format | |
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Tese doutorado final mar 2011.pdf | 2.86 MB | Adobe PDF | View/Open |
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