Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/72351
Tipo: Tese
Título: A abordagem de Viehwig para a análise da imagem de ciência : um estudo sobre o livro didático
Autor(es): Geraldo José da Silva
primer Tutor: Carmen Maria De Caro Martins
Resumen: Esta tese defende a aplicação da abordagem da ciência jurídica de Theodor Viehweg (dogmática/zetética) para complementar e enriquecer a análise epistemológica do ensino de Ciências. A abordagem de Viehweg, utilizada para análise do ensino do Direito, será o referencial teórico para a análise epistemológicas das funções didáticas utilizadas em livros didáticos de química. Aplicamos um desenho metodológico para investigar qual é o papel da visão de ciência desenvolvida na sequência didática de um livro de química. Através da metodologia da análise sequencial pesquisamos como a natureza da ciência explícita (epistemologia declarada) e implícita (epistemologia-em-uso) aparece nas várias categorias didáticas presentes em um livro texto, bem como nas suas transições. Com isso, buscamos pesquisar evidências entre a epistemologia e a didática do ensino de química. Para pesquisar o perfil didático epistemológico no livro didático de química, nossa análise foi realizada a partir da abordagem de Viehweg (dogmática/zetética), Polanyi (conhecimento tácito), Argyris e Schön (teorias-em-uso) e da análise sequencial para identificação de padrão subjacente à tessitura de um livro didático e suas possíveis consequências pedagógicas para a didática das ciências. Aplicamos essa ferramenta de análise em um livro texto de química, a qual permitiu identificar a predominância do perfil didático epistemológico dogmático do livro texto e da função didática aplicação. Analisamos as principais características epistemológicas e didáticas dos livros estudados, bem como as suas possíveis decorrências pedagógicas.
Asunto: Viehweg, Theodor
Educação
Ciências - Métodos de ensino
Química - Estudo e ensino
Livros didáticos
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/72351
Fecha del documento: 28-feb-2011
Aparece en las colecciones:Teses de Doutorado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Tese doutorado final mar 2011.pdf2.86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.