Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/72351
Type: | Tese |
Title: | A abordagem de Viehwig para a análise da imagem de ciência : um estudo sobre o livro didático |
Authors: | Geraldo José da Silva |
First Advisor: | Carmen Maria De Caro Martins |
Abstract: | Esta tese defende a aplicação da abordagem da ciência jurídica de Theodor Viehweg (dogmática/zetética) para complementar e enriquecer a análise epistemológica do ensino de Ciências. A abordagem de Viehweg, utilizada para análise do ensino do Direito, será o referencial teórico para a análise epistemológicas das funções didáticas utilizadas em livros didáticos de química. Aplicamos um desenho metodológico para investigar qual é o papel da visão de ciência desenvolvida na sequência didática de um livro de química. Através da metodologia da análise sequencial pesquisamos como a natureza da ciência explícita (epistemologia declarada) e implícita (epistemologia-em-uso) aparece nas várias categorias didáticas presentes em um livro texto, bem como nas suas transições. Com isso, buscamos pesquisar evidências entre a epistemologia e a didática do ensino de química. Para pesquisar o perfil didático epistemológico no livro didático de química, nossa análise foi realizada a partir da abordagem de Viehweg (dogmática/zetética), Polanyi (conhecimento tácito), Argyris e Schön (teorias-em-uso) e da análise sequencial para identificação de padrão subjacente à tessitura de um livro didático e suas possíveis consequências pedagógicas para a didática das ciências. Aplicamos essa ferramenta de análise em um livro texto de química, a qual permitiu identificar a predominância do perfil didático epistemológico dogmático do livro texto e da função didática aplicação. Analisamos as principais características epistemológicas e didáticas dos livros estudados, bem como as suas possíveis decorrências pedagógicas. |
Subject: | Viehweg, Theodor Educação Ciências - Métodos de ensino Química - Estudo e ensino Livros didáticos |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/72351 |
Issue Date: | 28-Feb-2011 |
Appears in Collections: | Teses de Doutorado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Tese doutorado final mar 2011.pdf | 2.86 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.