Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/72842
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Fabrine Leonard Silvapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3865875126688483pt_BR
dc.creatorThatyanna Flávia Matozinhos Pintopt_BR
dc.date.accessioned2024-08-06T15:31:18Z-
dc.date.available2024-08-06T15:31:18Z-
dc.date.issued2012-07-28-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/72842-
dc.description.resumoO presente estudo tem como objetivo apresentar a maneira como se deu a aplicação do plano de ação que foi construído e norteado a partir de um olhar históricocrítico sobre a prática pedagógica. Este estudo foi desenvolvido na Escola Municipal “Lucas Estevão Monteiro” – Congonhas/M.G., com uma turma do quarto ano das séries iniciais do Ensino Fundamental, período matutino, que apresentou como objeto uma proposta teórico-metodológica adequada à realidade escolar. A proposta tomou como matriz teórica a concepção da cultura corporal, sendo que se contemplou o jogo como conteúdo estruturante, na medida em que se procurou favorecer a constituição das relações em grupo, a valorização da cultura regional, a reflexão sobre as práticas corporais, ampliando o sentido e a importância da preservação desse patrimônio na vida dos alunos. Partindo de uma investigação sobre os jogos tradicionais, tomaram-se como base para o desenvolvimento do projeto, criando-se formas de vivenciar o jogo Queimada. O aspecto básico centrou-se na criação das condições para que os estudantes pudessem elaborar e ressignificar conhecimentos relativos aos fenômenos do lúdico, participação, liberdade, envolvimento, prazer e espontaneidade, como referências ao resgate das formas de expressão da cultura corporal.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Ensino na Educação Básicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCultura corporalpt_BR
dc.subjectJogospt_BR
dc.subjectQueimadapt_BR
dc.subjectRegraspt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherCorpo - Aspectos sociaispt_BR
dc.subject.otherJogos educativospt_BR
dc.titleA ressignificação do jogo Queimada através das regraspt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Ensino na Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A ressignificação do jogo Queimada através das regras.pdf310.64 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.