Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/72842
Type: | Monografia (especialização) |
Title: | A ressignificação do jogo Queimada através das regras |
Authors: | Thatyanna Flávia Matozinhos Pinto |
First Advisor: | Fabrine Leonard Silva |
Abstract: | O presente estudo tem como objetivo apresentar a maneira como se deu a aplicação do plano de ação que foi construído e norteado a partir de um olhar históricocrítico sobre a prática pedagógica. Este estudo foi desenvolvido na Escola Municipal “Lucas Estevão Monteiro” – Congonhas/M.G., com uma turma do quarto ano das séries iniciais do Ensino Fundamental, período matutino, que apresentou como objeto uma proposta teórico-metodológica adequada à realidade escolar. A proposta tomou como matriz teórica a concepção da cultura corporal, sendo que se contemplou o jogo como conteúdo estruturante, na medida em que se procurou favorecer a constituição das relações em grupo, a valorização da cultura regional, a reflexão sobre as práticas corporais, ampliando o sentido e a importância da preservação desse patrimônio na vida dos alunos. Partindo de uma investigação sobre os jogos tradicionais, tomaram-se como base para o desenvolvimento do projeto, criando-se formas de vivenciar o jogo Queimada. O aspecto básico centrou-se na criação das condições para que os estudantes pudessem elaborar e ressignificar conhecimentos relativos aos fenômenos do lúdico, participação, liberdade, envolvimento, prazer e espontaneidade, como referências ao resgate das formas de expressão da cultura corporal. |
Subject: | Educação Corpo - Aspectos sociais Jogos educativos |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
metadata.dc.publisher.program: | Curso de Especialização em Ensino na Educação Básica |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/72842 |
Issue Date: | 28-Jul-2012 |
Appears in Collections: | Especialização em Ensino na Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
A ressignificação do jogo Queimada através das regras.pdf | 310.64 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.