Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/73198
Type: Tese
Title: A circulação dos saberes nas pinturas de Manoel da Costa Athaíde, Manoel Victor de Jesus e Joaquim José da Natividade: uma análise histórica e matemática sobre as produções artísticas na Capitania de Minas Gerais (século XVIII e primeira metade do XIX)
Authors: Edson Junio dos Santos
First Advisor: Thais Nívia de Lima e Fonseca
First Co-advisor: Magno Moraes Mello
metadata.dc.contributor.advisor-co2: http://lattes.cnpq.br/5493721457619980
First Referee: Ana Maria de Oliveira Galvão
Second Referee: Ana Cristina Pereira Lage
Third Referee: Cláudia Regina Flores
metadata.dc.contributor.referee4: Fernando Cesar Ripe da Cruz
metadata.dc.contributor.referee5: Marcos Tognon
Abstract: Esta pesquisa está circunscrita entre os anos de 1762 e 1841, período da trajetória dos artistas e da intensa produção de pinturas na Capitania de Minas Gerais. Ancorada na intersecção entre diferentes campos do conhecimento, ou seja, História da Educação, Matemática e História da Arte, elegemos como objeto de pesquisa, fazer uma análise histórica e matemática sobre as pinturas ilusionistas, tendo como ponto de partida os eventos educativos. Selecionamos obras de Manoel da Costa Athaíde, Joaquim José da Natividade e Manoel Victor de Jesus, três artistas mineiros que utilizaram o método de pintar imagens tridimensionais. Pelo ver e ouvir, as trocas de experiências foram incorporadas, apresentando diversos cânones artísticos que estão, de alguma forma, presentes nas pinturas sacras das associações religiosas leigas e compõe o espectro de análises das documentações dos artistas e outras personalidades que eram proprietários de livros. O cotidiano das oficinas de pintura e as práticas do desenho foram ambientes que sedimentaram as apropriações de saberes, métodos e conhecimentos pelos artistas. O método de pintar ganhou o desenvolvimento com características regionais e apropriações diferentes do que circulava nos impressos elaborando algo novo para as representações das imagens na América Portuguesa. A inovação aconteceu por métodos empíricos e inovadores para solucionar problemas que exigiram dos artistas apropriações de conhecimentos da matemática e da geometria. Ao estudar as práticas dos artistas e os saberes matemáticos, deparamo-nos com o contexto social em que foram produzidas, isto é, como os aspectos sociais, econômicos, religiosos e políticos determinaram a produção das imagens. Identificamos documentos (inventários e libelos) que apresentaram importantes pistas sobre os conflitos e as disputas no universo dos artistas da Capitania, e se constituíram como fontes para análise dos cânones artísticos dos séculos XVIII e XIX que circularam pelas Gerais. As fontes documentais dos pintores levaram-nos também a identificar o método da perspectiva presentes nos inventários de proprietários e que não eram ligados a pintura, como o militar José Maria Veloso e livraria do Cônego Luís Vieira da Silva. O percurso da pesquisa, situado no âmbito dos estudos da História Cultural, embasou-se em importantes teóricos, como Roger Chartier, que auxiliou nas reflexões conceituais sobre a representação, apropriação e circulação dos saberes, tanto para as pinturas como para os livros presentes na América Portuguesa. De Serge Gruzinski, com o conceito dos mediadores culturais, discutimos a expansão na colônia da cultura religiosa por meio das pinturas sacras; para a investigação sobre as diferentes dimensões de uma educação não escolarizada no período Colonial, Thaís Nívea de Lima e Fonseca e os integrantes do grupo de pesquisa CEIbero – Cultura e Educação nos Impérios Ibéricos, foram os teóricos com quem dialogamos. Por meio do estudo formal das obras de arte e da matemática, procuramos analisar o processo cultural e criativo em que os pintores tiveram experiências únicas e apropriações distintas dos saberes identificando a volumetria das imagens, o gênero pictórico trompe-l’oeil e anamorfose e os indicadores de tridimensionalidade, utilizados como ferramentas para persuadir o fiel nesses espaços ilusórios propostos nos trabalhos de Magno Moraes Mello, Cláudia Regina Flores, Michael Baxandall, Giulio Carlo Argan, Ernst Gombrich e Laura Carlevaris.
Abstract: This research is limited to the years 1762 and 1841, a period in the artists' trajectory and intense production of paintings in the Captaincy of Minas Gerais. Anchored at the intersection between different fields of knowledge, that is, History of Education, Mathematics and History of Art, we chose as our research object to carry out a historical and mathematical analysis of illusionist paintings, taking educational events as a starting point. We selected works by Manoel da Costa Athaíde, Joaquim José da Natividade and Manoel Victor de Jesus, three artists from Minas Gerais who used the method of painting three-dimensional images. Through seeing and hearing, the exchange of experiences were incorporated, presenting different artistic canons that are, in some way, present in the sacred paintings of lay religious associations and make up the spectrum of analyzes of the documentation of artists and other personalities who owned books. The daily life of painting workshops and drawing practices were environments that consolidated the appropriation of knowledge, methods and knowledge by artists. The method of painting gained development with regional characteristics and different appropriations from what was circulating in print, creating something new for the representations of images in Portuguese America. Innovation occurred through empirical and innovative methods to solve problems that required artists to acquire knowledge of mathematics and geometry. When studying artists' practices and mathematical knowledge, we come across the social context in which they were produced, that is, how social, economic, religious and political aspects determined the production of images. We identified documents (inventories and libels) that presented important clues about the conflicts and disputes in the universe of artists from the Captaincy, and constituted sources for analyzing the artistic canons of the 18th and 19th centuries that circulated in Gerais. The painters' documentary sources also led us to identify the perspective method present in the inventories of owners who were not linked to painting, such as the military José Maria Veloso and the bookstore owned by Cônego Luís Vieira da Silva. The research path, situated within the scope of Cultural History studies, was based on important theorists, such as Roger Chartier, who helped with conceptual reflections on the representation, appropriation and circulation of knowledge, both for the paintings and for the books present in the Portuguese America. From Serge Gruzinski, with the concept of cultural mediators, we discuss the expansion of religious culture in the colony through sacred paintings; for the investigation into the different dimensions of non-school education in the Colonial period, Thaís Nívea de Lima e Fonseca and the members of the research group CEIbero – Culture and Education in the Iberian Empires, were the theorists with whom we spoke. Through the formal study of works of art and mathematics, we seek to analyze the cultural and creative process in which painters had unique experiences and distinct appropriations of knowledge, identifying the volumetry of images, the pictorial genre trompe-l'oeil and anamorphosis and the indicators of three-dimensionality, used as tools to persuade the faithful in these illusory spaces proposed in the works of Magno Moraes Mello, Cláudia Regina Flores, Michael Baxandall, Giulio Carlo Argan, Ernst Gombrich and Laura Carlevaris.
Subject: Pintores brasileiros - Séc. XVIII
Educação
Natividade, Joaquim José da, 1771-1841
Jesus, Manoel Victor de, 1755?-1828
Athaide, Manoel da Costa, - 1762-1830
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/73198
Issue Date: 27-Feb-2024
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TESE - EDSON JUNIO DOS SANTOS- versao final.pdfTese Edson Junio dos Santos35.56 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons