Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/73232
Type: Monografia (especialização)
Title: O ensino de ciências por investigação a partir de uma análise reflexiva dos desafios em sala de aula
Authors: Gabriella Breder Lara Lima
First Advisor: Luiz Gustavo Franco Silveira
First Co-advisor: Edyth Priscilla Campos Silva
Abstract: O ensino de ciências por investigação é uma abordagem de ensino que valoriza a construção do conhecimento científico, proporcionando aos alunos espaços de troca de conhecimento, favorecendo o pensamento crítico e a resolução de problemas. Embora essa abordagem possa promover uma série de benefícios, a sua execução nas salas de aulas, muitas vezes tradicionais, esbarra em problemas para sua efetivação. No presente trabalho discutimos desafios enfrentados por uma professora ao desenvolver, pela primeira vez, uma sequência de ensino baseada no ensino de ciências por investigação. Para isso, foi elaborada uma sequência de ensino relacionada à fisiologia do sistema nervoso humano e desenvolvida em uma turma de 6ª ano do ensino fundamental. Para coleta de dados, realizamos a gravação em áudio das aulas, anotações em caderno de campo e coleta dos artefatos escritos produzidos pelos estudantes ao longo da sequência. Com base nos dados, mapeamos as situações consideradas mais desafiantes, à luz de uma análise reflexiva da própria professora a partir de sua prática. Dentre os resultados encontrados, identificamos as seguintes dificuldades: i) integrar conhecimentos trazidos pelos estudantes sem fornecer respostas prontas, ii) criar estratégias para contextualizar melhor situações problema a serem investigadas, iii) insegurança em lidar com uma nova metodologia de ensino e iv) ressignificar os papéis de professor e aluno tendo em vista a abordagem investigativa. Apesar dos desafios, observamos o crescimento profissional da professora, no que diz respeito ao conhecimento e ao uso de novas abordagens de ensino; além de uma ampliação das oportunidades de aprendizagem colaborativa entre os estudantes. Nesse sentido, reiteramos a importância dos cursos de formação continuada de professores, tendo em vista a promoção de uma educação mais alinhada às necessidades das novas gerações em um mundo pós pandemia.
Abstract: Inquiry-based science teaching is an approach that highlight the construction of scientific knowledge, provides spaces for knowledge exchange, encourages critical thinking and problem solving. Although this approach can promote several benefits, its implementation in classrooms, which are often traditional, faces different problems for its effective success. This work aims to reflect and understand the challenges faced by a teacher when developing, for the first time, lessons guided by Inquiry-based science teaching. A sequence of lessons related to the physiology of human nervous system was elaborated and applied in a 6th grade class of elementary school. For data collection, we performed audio recording of the lessons, fieldnotes and collection of artifacts produced by students throughout the lessons. Based on the data, we mapped situations considered the most challenging, in the light of a reflective analysis by the teacher herself based on her practice. The results found indicate the following difficulties: i) integrating knowledge brought by students without providing ready answers, ii) creating strategies to better contextualize problem situations to be investigated, iii) insecurity in dealing with a new teaching methodology and iv) resignifying roles of teacher and student in the inquiry approach. Despite these challenges, the professional growth of the teacher is observed with regard to knowledge and the use of new teaching approaches; in addition to an expansion of collaborative learning opportunities among students. We indicate the relevance of teacher trainning in order of promoting an education more centered on the needs of this new generation of studentes in a post-pandemic world.
Subject: Ciências - Estudo e ensino
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Educação em Ciências
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/73232
Issue Date: 25-Mar-2023
Appears in Collections:Especialização em Educação em Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Gabriella Breder Lara Lima - versão final com ata e aprovação jul23.pdf762.56 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons