Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/73233
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Fernando de Oliveira Rochapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8405997357339143pt_BR
dc.contributor.referee1Alexandre Zamith Almeidapt_BR
dc.contributor.referee2Alice Martins Belém Vieirapt_BR
dc.contributor.referee3Mariana Isdebski Sallespt_BR
dc.contributor.referee4Edson Queiroz de Andradept_BR
dc.creatorSofia Leandro Ferreirapt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/2806747758122164pt_BR
dc.date.accessioned2024-08-07T13:48:18Z-
dc.date.available2024-08-07T13:48:18Z-
dc.date.issued2024-05-25-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/73233-
dc.description.resumoEsta pesquisa analisa os processos colaborativos dentro dos quais se desenvolveu o trabalho de performance do Duo Sofia Leandro e Bruno Santos (violino e percussão), de 2018 a 2023, através da aplicação da teoria dos círculos colaborativos de Michael Farrell (2001). Primeiro, é feita a contextualização do duo de violino e percussão como formação de câmara pouco convencional, apresentando dados sobre o repertório e os duos que tiveram ou têm uma atuação relevante. Depois, são revisados artigos que descrevem práticas colaborativas em música contemporânea e resumida a teoria de Farrell, em diálogo com a proposta de expansão trazida por Ugo Corte (2013). Seguidamente, são descritas e analisadas as dinâmicas dos círculos colaborativos que o Duo Sofia Leandro e Bruno Santos integrou, sendo o primeiro com Harry Crowl e o segundo com o grupo de organizadores do Festival Escuta Aqui!. Esta tese contribui para o campo em que se insere em dois pontos principais: 1) apresenta uma compilação de informações sobre o duo de violino e percussão, com organização de um catálogo de repertório (em anexo); 2) promove a reflexão sobre a importância das relações sociais nas dinâmicas colaborativas em grupo, analisadas num contexto de colaboração em música, a partir da aplicação da teoria dos círculos colaborativos.pt_BR
dc.description.sponsorshipOutra Agênciapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMUSICA - ESCOLA DE MUSICApt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDuo violino e percussãopt_BR
dc.subjectTeoria dos círculos colaborativospt_BR
dc.subjectProcessos colaborativos em músicapt_BR
dc.subjectMúsica contemporâneapt_BR
dc.subject.otherPerformance musicalpt_BR
dc.subject.otherMúsica de câmarapt_BR
dc.titleReflexões sobre as colaborações de um duo de violino e percussão a partir da teoria dos círculos colaborativos: a colaboração compositor-intérprete e o impacto de um evento de música contemporâneapt_BR
dc.typeTesept_BR
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Versao final da TESE Sofia Leandro pdfa.pdf2.92 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.