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Tipo: Monografia (especialização)
Título: A sala de aula invertida como estratégia alternativa de ensino na educação básica: a questão da automedicação
Título(s) alternativo(s): The flipped classroom as an alternative teaching strategy in basic education: the issue of self-medication
Autor(es): Daniel Dutra Batista Catalan
primer Tutor: Ludmila Olandim de Souza
primer miembro del tribunal : Vanessa Avelar Capelle Fonseca
Resumen: O ensino tradicional em ciências, comumente adotado nas escolas, interfere muito na aprendizagem discente, uma vez que recorre à abordagem expositiva e as aulas são ministradas, muitas das vezes, de forma descontextualizada e estática. Nesse sentido, faz-se necessário pensar em uma nova estratégia de ensino, tal como as metodologias ativas, que permita que os alunos participem ativamente no processo de construção do conhecimento, privilegiando a interação e a participação destes. Pretendeu-se então, no projeto de pesquisa, desenvolver, aplicar e analisar uma sequência didática que utilizasse a Sala de aula invertida como estratégia alternativa de trabalho na instituição pública a qual leciono, a fim de avaliar a sua contribuição no processo formativo dos alunos, considerando o contexto escolar. Assim, explorou-se uma pesquisa qualitativa que contemplasse o debate e a análise de fichas com descrições de situações problemas em torno do assunto “Automedicação”, já que é um problema social de grande relevância que reflete consideravelmente na qualidade de vida da população. Findadas as tarefas, percebeu-se que os alunos cumpriram com êxito todas as etapas, trocando experiências e reflexões acerca do conteúdo trabalhado. Palavras-chave: ensino tradicional; metodologias ativas; sala de aula invertida; automedicação.
Abstract: Traditional science teaching, commonly adopted in schools, greatly interferes with student learning, since it resorts to the expository approach and the classes are taught in a decontextualized and static way. In this sense, it is necessary to think of a new teaching strategy, such as active methodologies, which allow students to actively participate in the knowledge construction process, privileging their interaction and participation. It was then intended, in the research project, developing, applying and analyzing a didactic sequence that used the Flipped Classroom as an alternative work strategy in the public institution which I teach, in order to assess their contribution to the students' formative process, considering the school context. Thus, a qualitative research was explored that contemplated the debate and analysis of cards with descriptions of problem situations around the subject "Self-medication", since it is a social problem of great relevance that reflects considerably on the quality of life of the population. Once the tasks were over, it was noticed that the students successfully completed all the stages, exchanging experiences and reflections on the content worked on. Keywords: traditional teaching; active methodologies; flipped classroom; self-medication.
Asunto: Ciência - Estudo e ensino
Ensino fundamental
Sala de aula invertida
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Educação em Ciências
Tipo de acceso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/73237
Fecha del documento: 25-mar-2023
Aparece en las colecciones:Especialização em Educação em Ciências

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